02 MAI 2023
CAMPANHA LAÇOS
Maio Amarelo: campanha conscientização sobre a segurança no trânsito
A campanha Maio Amarelo é destinada à conscientização sobre segurança no trânsito e prevenção de acidentes. Para tanto, a Câmara de Vinhedo promoverá algumas informações a respeito do tema para esclarecer dúvidas e difundir informações visando a prevenção. Afinal, pesquisas do Observatório Nacional de Segurança Viária apontam que mais de 60% dos leitos hospitalares é ocupado por acidentes de trânsito, o que gera gastos de mais de R$ 13 bilhões aos cofres públicos, isso só em 2022

Além disso, um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Status Report on Road Safety, revelou que o Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo. Apesar do número alarmante de acidentes, a segurança no trânsito deveria ser algo acessível a todos os cidadãos. Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “o trânsito em condições seguras é um direito de todos e dever dos órgãos e entidades componentes do Sistema Nacional de Trânsito, a estes cabendo, no âmbito das respectivas competências, adotar as medidas destinadas a assegurar esse direito”.

Oito dicas para evitar acidentes de trânsito
  1. Obedeça à distância segura entre os veículos e em relação às travessias
  2. Faça revisão no carro periodicamente
  3. Controle a sua velocidade
  4. Fique atento às sinalizações
  5. Utilize setas e pisca alerta
  6. Evite o uso do celular enquanto estiver dirigindo
  7. Não dirija sob o efeito de substâncias tóxicas, álcool ou remédios
  8. Respeite as Leis de Trânsito
O uso do cinto de segurança, uma das medidas mais difundidas em campanhas, continua sendo um ponto crucial para a segurança de motoristas e pedestres. Isso porque o item reduz significativamente o número de vítimas fatais em acidentes.

Durante a 18ª Legislatura, por meio da Moção de Apoio nº 361/2022, a vereadora Inês solicitou à Prefeitura de Vinhedo que avaliasse a possibilidade de intensificar as ações de educação de trânsito.

Mais informações sobre a campanha nacional estão disponíveis no site do Movimento Maio Amarelo: https://www.onsv.org.br/maioamarelo
Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo