24 MAR 2023
EDUCAÇÃO
Bancada do PDT pede extensão do ônibus gratuito para estudantes de cursinho pré-vestibular e pós-graduação
Por meio da Moção de Apelo nº 273/2023, o vereador Luiz Vieira (PDT) e a vereadora Nayla de Souza (PDT) pedem que a Prefeitura envie projeto de Lei para alterar a Lei Municipal nº 3.270/2009 a fim de estender o direito ao transporte universitário para os estudantes matriculados em cursinhos pré-vestibulares e cursos de pós-graduação Lato Sensu (especialização) e Stricto Sensu (mestrado e doutorado) desde que tal medida não incorra em acréscimo à despesa e não interfira nos horários e itinerários já existentes e consolidados no transporte universitário.

"A ideia aqui é investir com inteligência os recursos públicos. O ônibus, indo cheio ou vazio, gasta praticamente o mesmo valor para os cofres públicos. Então, se ele está indo com lugares vazios e existe demanda de estudantes, que muitas vezes vão estudar no mesmo lugar ou muito próximo às escolas e faculdades já atendidas pelo transporte universitário, então temos como contemplar essas pessoas, que são de Vinhedo e que igualmente estão buscando um aperfeiçoamento por meio da Educação. É um pedido que vem da população e que deve ser contemplado pela Prefeitura", pontua o vereador Luiz Vieira.

Nayla de Souza destaca que "é importante que a Prefeitura estude tal possibilidade”. Afinal, é “uma política pública que não altera o orçamento e é simples de ser concretizada, porque esse transporte universitário já existe. Se o Executivo enviar esse projeto para a Câmara, terá meu total apoio”.

A Lei nº 3.270/2009 institui o auxílio transporte aos estudantes de nível médio e superior que residem em Vinhedo. Todo estudante interessado deve realizar o pedido no início de cada semestre letivo, nas datas estabelecidas pela Secretaria de Educação.

Todas as proposituras protocoladas na Câmara podem ser encontradas neste link.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT) e da vereadora Nayla de Souza (PDT)
Vídeo Vinculado
20/03/2023