06 MAR 2023
CAMPANHA LAÇOS
CAMPANHAS
Março Lilás: campanha de conscientização sobre câncer de colo do útero
Março é o mês dedicado à prevenção e conscientização sobre os riscos e sintomas do câncer de colo do útero, também conhecido como câncer cervical. A doença é causada pela evolução da infecção do Papilomavírus Humano (HPV) e é um dos tipos de câncer mais letal às mulheres no Brasil.

Prevenção e diagnóstico precoce

O câncer uterino pode ser combatido com a vacinação contra o HPV e uso de preservativos em relações sexuais. Segundo o Ministério da Saúde, recomenda-se que a vacina seja aplicada em meninas de 9 a 14 anos e em meninos de 11 a 14 anos. A vacinação antes do início da vida sexual aumenta a eficácia de proteção.

Já o exame Papanicolau é essencial para o diagnóstico e tratamento do câncer uterino. Feito periodicamente, o teste pode detectar a infecção do HPV em fase inicial, o que aumenta as chances de cura, e até mesmo, pode impedir a evolução para o câncer. O início da infecção, muitas vezes, é assintomático e os sintomas só aparecem com a evolução da doença.

Nem toda infecção do vírus causa o câncer, mas há a possibilidade de alterações celulares que levam ao estágio cancerígeno. Por isso é necessário combater a infecção logo no início. Também é importante pontuar que a vacinação não elimina a necessidade de realizar o exame Papanicolau. Apesar da ampla cobertura, a vacina não protege de todos os tipos de HPV.

A vacina contra o HPV disponibilizada na rede pública de saúde é comprovadamente segura e eficaz. A ampla cobertura da vacina é o que vai possibilitar que, no futuro, o câncer cervical deixe de ser um problema de saúde pública.

Em Vinhedo, a Lei nº 4.014/2021, de autoria do vereador Rodrigo Luglio, presidente da Comissão de Saúde, Educação, Cultura e Esportes (CSECE), institui o atendimento prioritário para as pessoas diagnosticadas com câncer nas unidades de saúde e hospitais do município.

Os principais sintomas do câncer na fase inicial são:
  • manchas e sangramento leve em mulheres em idade reprodutiva;
  • sangramento em mulheres na menopausa;
  • sangramento após relação sexual;
  • aumento do corrimento vaginal
Os sintomas do câncer em estágio avançado são:
  • dores nas costas, perna ou pélvis;
  • perda de peso sem motivo aparente, fadiga e perda de apetite;
  • inchaço nas pernas.
A atenção aos sintomas, a realização frequente de exames, o uso de preservativo e a vacinação são atitudes essenciais para a prevenção e combate ao câncer no colo do útero. Em caso de suspeita, procure um médico.

Para mais informações: Prevenção e Saúde | Março Lilás: previna-se contra o câncer de colo do útero - YouTube
Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo