25 MAI 2022
SESSÃO ORDINÁRIA
Câmara aprova Projeto de Tiago de Paula que institui a Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Asperger
Por nove votos e uma abstenção, a Câmara de Vinhedo aprovou o Projeto de Lei nº 33/2022 que institui no Calendário Oficial do Município a Semana Municipal da Conscientização sobre a Síndrome de Asperger, a ser realizada anualmente na semana da segunda quinzena de abril. O projeto é de autoria do vereador Tiago de Paula (MDB). A votação ocorreu durante a 58ª Sessão Ordinária da Câmara nessa segunda, 23.

Segundo a propositura, “a semana tem por finalidade a reflexão e a conscientização sobre o tema, por meio da realização de fóruns, debates, palestras, seminários, vivência, encontros de pais e de pessoas diagnosticadas com a Síndrome, e a divulgação de material informativo incentivando o envolvimento das instituições de ensino da rede pública e privada e da sociedade vinhedense como um todo”.

“A Síndrome de Asperger é um transtorno neurobiológico enquadrado dentro da categoria de transtornos globais do desenvolvimento. Ela foi considerada, por muitos anos, uma condição distinta, porém próxima e bastante relacionada ao autismo. Agora, a Síndrome de Asperger é classificada como uma forma mais branda da condição”, explica Tiago de Paula.

O vereador também destacou que há muitos casos em que pessoas diagnosticadas com Síndrome de Asperger “são gênios na nossa sociedade. Há gênios escondidos porque não se fala sobre o assunto”. Tiago de Paula também pontuou o fato de que muitas pessoas sofrem na sociedade “por não ter seu comportamento compreendido, não eram entendidas. A partir do momento em que foram diagnosticadas, fez muito sentido tudo o que ela vivia”.

O Projeto de Lei nº 33/2022 está disponível na íntegra neste link.

Fonte: Gabinete do vereador Tiago de Paula (MDB)