06 MAI 2024
CAMPANHAS
CAMPANHAS INSTITUCIONAIS
Segurança no trânsito é o tema da Campanha Laços em maio na Câmara de Vinhedo
Aderindo à campanha realizada nacionalmente, Maio Amarelo – Segurança no Trânsito é o tema de conscientização abordado na Câmara de Vinhedo durante este mês. De acordo com o relatório Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil ocupa a preocupante terceira posição no ranking de países com mais mortes em decorrência de acidentes de trânsito, ficando atrás apenas da Índia e da China.

Neste ano, o Legislativo vinhedense evidencia o papel individual de cada cidadão no trânsito como agente de segurança. Este enfoque vai ao encontro do tema da campanha nacional em 2024: “Paz no trânsito começa por você”. O respeito às normas de trânsito, aos limites de velocidade, a manutenção veicular adequada, o uso correto da cadeirinha infantil e demais práticas de segurança são fundamentais não só ao condutor, mas a todos os usuários das vias públicas.

Durante o mês, a campanha irá contemplar conteúdos que destacam as medidas individuais necessárias para a segurança no trânsito. Tal enfoque não descarta o papel central do poder público e das concessionárias de rodovias, que agem por meio de investimentos, políticas públicas, manutenção e fiscalização das vias. Entretanto, para a assertividade da campanha, a abordagem deste ano é focada na responsabilidade de cada cidadão no trânsito.

Algumas ações individuais pela segurança no trânsito:
  • Respeito à velocidade limite no trânsito
  • Não consumir bebidas alcoólicas antes de dirigir
  • Respeito à sinalização
  • Não usar o celular e outros dispositivos no volante
  • Use a cadeirinha adequada conforme idade da criança
  • Não dirigir com sono
  • Manter a manutenção do veículo em dia
Dezesseis anos da Lei Seca e o combate ao álcool no trânsito

Entre as medidas prioritárias para a segurança viária, destaca-se a Lei Seca. Esta legislação (Lei nº 11.705/2008) estabelece restrições ao consumo de bebidas alcoólicas por condutores de veículos automotores, visando reduzir os índices de acidentes relacionados ao álcool.

Em 2023, a Lei Seca completou 15 anos de vigor. Desde sua promulgação, em 2008, a norma tem sido um marco no combate à condução sob efeito de álcool. Dirigir com qualquer quantidade de álcool no organismo configura infração gravíssima, sujeita a multa de R$ 2.934,70 e suspensão da Carteira Nacional de Habilitação por 12 meses.

Para mais informações sobre a campanha nacional, acesse o site do Movimento Maio Amarelo: https://www.onsv.org.br/maioamarelo.

Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo

137ª Sessão Ordinária | 18ª Leg. | 06.05.2024