Na tarde desta quinta-feira (09), o
Espaço Memória Legislativa de Vinhedo (MEMVI) recebeu os primeiros visitantes após a inauguração do local, realizada em dezembro. Entre eles, o ex-presidente da Câmara de Vinhedo (CMV) – biênio 2005-2006, e ex-prefeito da cidade – período de 2014-2020, Jaime Cruz. Com ele, estiveram presentes o vereador de
Charqueada (SP), Romero Rocca, e o chefe do CREA-SP de Limeira, Ramon Rocca.
O presidente do Legislativo vinhedense, vereador Márcio Melle (PSD), juntamente com o diretor Administrativo e ex-presidente da Câmara, Edison Ruiz, acompanharam a visita.
“O Memvi foi feito para todos os vinhedenses e também para cidadãos de outras cidades. O local é mais um instrumento da Câmara a fim de contribuir no processo de educação política da nossa sociedade. Preservamos e celebramos a trajetória da cidade, do nosso legislativo municipal e do legislativo brasileiro, criando um ambiente onde o passado serve como base para ações conscientes no presente e no futuro”, afirma o presidente Márcio Melle.
O que é o MEMVI?
O Espaço é uma que visa preservar a história do Poder Legislativo e do desenvolvimento do território vinhedense. Localizado ao lado do plenário, o MEMVI conta com três linhas do tempo: uma que retrata a participação da Câmara na construção da história do município, outra que destaca os principais marcos da história de Vinhedo antes de 1500 e uma terceira que aborda a evolução do Legislativo brasileiro. No acervo, ainda há exposição de livros, documentos oficiais e objetos que complementam as narrativas.
“A Câmara Municipal é o local onde os direitos e os interesses da população são debatidos e encaminhados e o MEMVI é o registro histórico do nosso Poder Legislativo. A memória é vital para que as gerações tenham acesso aos feitos de uma época e essa iniciativa deve receber aplausos por garantir esse registro”, defende Jaime Cruz.
Venha conhecer você também
O local estará aberto durante os eventos institucionais do Plenário, como as sessões ordinárias. Fora dessas ocasiões, estará disponível ao público mediante agendamento. As visitas já estão disponíveis e poderão ser feitas de terça a sexta-feira, das 9h às 11h ou das 14h às 16h. As inscrições são livres para escolas, grupos de moradores, entidades, entre outros(as) cidadãos(ãs) interessados(as).
Clique aqui para agendar sua visita.
Ainda este ano, o projeto ganhará uma página on-line, onde serão incluídos outros conteúdos e ainda detalhes de fatos e assuntos abordados nas linhas do tempo. Cidadãos também poderão contribuir com histórias e doação de materiais e, dessa forma, contribuir com a constante atualização do acervo. Basta acessar
este formulário no site da CMV.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo