Hoje o Brasil celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, instituído pela
Lei Federal nº 12.519/2011. Em 2023, com a publicação da
Lei Federal nº 14.759, o dia passou a ser reconhecido oficialmente como feriado nacional. Mais do que uma data comemorativa, trata-se de um convite à reflexão sobre o impacto histórico e social da escravidão no Brasil e os desdobramentos do racismo estrutural em nossa sociedade. Além disso, ações devem ser adotadas para promover a conscientização coletiva em prol de uma sociedade verdadeiramente equitativa.
A ideia de dedicar um dia à Consciência Negra surgiu na década de 1970, quando estudiosos e ativistas começaram a destacar a importância de Zumbi dos Palmares como símbolo de resistência contra a escravidão e a opressão racial.
Reconhecida como feriado em todo o território brasileiro, o Dia da Consciência Negra amplia sua visibilidade e incentiva uma reflexão mais profunda sobre o racismo estrutural e a valorização da história e das tradições afro-brasileiras.
Diploma do Mérito “Zumbi dos Palmares”
Nas sessões solenes realizadas pela Câmara de Vinhedo para homenagear cidadãos de destaque do município, uma das honrarias cedidas é o Diploma do Mérito “Zumbi dos Palmares”, destinado às pessoas que mais se destacaram na defesa, integração social dos membros da comunidade negra de Vinhedo e na difusão da cultura afro-brasileira.
A Câmara de Vinhedo realiza as 4ª e 5ª Sessões Solenes da 18ª Legislatura dos dias 4 e 5 de dezembro, com a entrega desse diploma a cidadãos de destaque.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo