Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente da Câmara Municipal, Paulinho Palmeira (PSD), assinou termo de compromisso com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Vinhedo (CMDMV) para que o legislativo participe de ações relacionadas aos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, que se iniciam hoje, 20 de novembro. O ato teve a presença da presidente do CMDMV, Beatriz Gallo Villaça.
A Câmara de Vinhedo irá compartilhar materiais associados à campanha, que busca conscientizar a população sobre os diferentes tipos de agressão contra meninas e mulheres em todo o mundo. Os conteúdos serão divulgados internamente e também ao público externo, por meio dos canais oficiais da instituição, como site e redes sociais.
“Apoiar essa causa é de extrema importância, pois precisamos educar a sociedade a não naturalizar qualquer tipo de agressão. Isso passa por entendermos que existem vários tipos de violência praticadas contra as mulheres, a física, moral, psicológica, patrimonial e a sexual. Todas as instituições, empresas e pessoas precisam se unir em torno dessa pauta para que tenhamos uma cidade, um país e um mundo em que a mulher é respeitada em todos os sentidos”, defende o líder do legislativo vinhedense.
Clique aqui e conheça cada uma dessas violências.
Os “21 Dias de Ativismo” fazem parte de uma mobilização anual, empreendida por diversos atores da sociedade civil e do poder público. Mundialmente, acontece de 25 de novembro (Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher) a 10 de dezembro (data em que foi proclamada a Declaração Universal dos Diretos Humanos). No Brasil, o início antecipado ocorre por conta do Dia da Consciência Negra e traz à luz a dupla vulnerabilidade da mulher negra (pela questão de gênero e de cor/raça).
O CMDMV irá distribuir materiais gráficos educativos, com linguagem acessível e informações sobre os diferentes tipos de violência, os direitos das mulheres e os canais de denúncia e apoio disponíveis no município. Eles serão usados também em outras datas importantes como Agosto Lilás, Dia Internacional da Mulher e Outubro Rosa.
“Ao disseminar esses conteúdos em escolas, unidades de saúde e assistência social, entre outros espaços públicos e privados, queremos empoderar nossa população para que adquira conhecimento necessário para identificar, prevenir e enfrentar situações de violência. Esse trabalho vem reforçar a importância da rede de apoio e acolhimento, destacando o papel de cada cidadã e cidadão na construção de uma sociedade mais justa, igualitária e equânime”, destaca a presidente do CMDMV, Beatriz Gallo Villaça.
--
Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo