Em mais um ano, o Legislativo municipal adere à campanha nacional Outubro Rosa, com publicação sobre o tema nas redes sociais, para evidenciar a importância do diagnóstico precoce de câncer de mama. A conscientização marca o retorno da
Campanha Laços, suspensa nos últimos três meses devido ao período eleitoral.
As chances de cura se elevam significativamente quando a doença é detectada em seu estágio inicial. Para isso, a realização de exames de rotina, como a mamografia, é uma das principais formas de identificação precoce, o que possibilita tratamentos menos agressivos e mais eficazes.
Diagnóstico precoce
Inicialmente, as mulheres devem ficar atentas aos sinais que o corpo apresenta, como nódulos na mama, mudanças no formato, secreções ou irritações na pele. O autoexame também é uma prática importante, mas não substitui a mamografia, que é capaz de identificar lesões ainda não palpáveis.
Em Vinhedo, a mamografia pode ser realizada nas unidades básicas de saúde municipal mediante o encaminhamento médico para o exame. O contato de todas as unidades de saúde da cidade estão disponíveis
neste link.
Programa Estadual: Mulheres de Peito
O Programa Mulheres de Peito, do Governo do Estado de São Paulo, oferece o exame gratuitamente a mulheres com idades entre 50 e 69 anos, sem a necessidade de pedido médico. A unidades de saúde mais próximas para atendimento são as das cidades de Jundiaí, Amparo e Atibaia.
É necessário fazer um agendamento pela central telefônica, através do número 0800-779-0000. As ligações são gratuitas e o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, durante todo o ano.
Evento de conscientização em Vinhedo
Na cidade, a campanha do Outubro Rosa ganha reforço com uma Roda de Conversa sobre a Prevenção e o Diagnóstico Precoce do Câncer de Mama, com a presença da Dra. Fernanda Fernandes. O bate-papo será realizado no dia 16 de outubro (quarta-feira), às 10h, na UBS Vila João XXIII. A participação é gratuita e aberta a toda a população.
Conforme informa a Prefeitura, o objetivo da campanha é compartilhar informações sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico.
--
Fonte e texto: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo