03 ABR 2023
CAMPANHA LAÇOS
Abril Azul: mês de conscientização sobre o Autismo
O mês de abril é dedicado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Sendo assim, a Câmara de Vinhedo promove a campanha nacional “Abril Azul”, que tem o intuito de chamar a atenção à crescente necessidade global de conscientização sobre o tema, de encorajar o diagnóstico precoce e o tratamento, além de motivar a compreensão e aceitação deste espectro na sociedade e promover a inclusão.

O Transtorno do Espectro Autista é uma condição neurológica que pode afetar a comunicação verbal, o comportamento e a interação social do indivíduo. Suas características não são identificadas facilmente pelo olhar, e o diagnóstico é clínico e obtido com a avaliação especializada do comportamento e desenvolvimento da pessoa, além de entrevistas com familiares ou cuidadores.

Também é importante frisar que o autismo é uma condição de espectro, o que significa que nenhum autista é igual ao outro e cada um vai manifestar o transtorno de forma singular. Pessoas autistas podem ter talentos e habilidades acima da média em áreas como música, arte e matemática.

A cor azul foi escolhida por estar associada à comunicação e à serenidade. É uma cor que, nas pessoas autistas, estimula a o sentimento de calma e equilíbrio. De acordo com informações da ONU, divulgadas pela ONG Autismo e Realidade, a “taxa de autismo em todas as regiões do mundo é alta e a falta de compreensão têm um tremendo impacto sobre os indivíduos, suas famílias e comunidades. A estigmatização e a discriminação associadas às diferenças neurológicas continuam sendo obstáculos substanciais ao diagnóstico e às terapias, uma questão que deve ser abordada tanto pelos formuladores de políticas públicas nos países em desenvolvimento quanto pelos países doadores”.

Vinhedo possui algumas instituições, como o Centro de Especialidades Integradas de Vinhedo(CEIVI) e o Lar Carlos Augusto Braga (LarCAB), que atendem pessoas com autismo proporcionando assistência especializada e humanizada. Para entrar em contato com o CEIVI, acesse o site do centro. Ou clique aqui para contatar o LarCAB.

Proposituras sobre o tema no Legislativo Municipal

Na Câmara, foram protocoladas algumas propostas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista. Por meio da Moção de Apelo nº 270/2023, o vereador Tiago de Paula (MDB) pede a criação de um Centro de Referência do Autismo de Vinhedo. Já a vereadora Nayla de Souza (PDT) e o vereador Luiz Vieira (PDT) propõem a inclusão do símbolo mundial do TEA na sinalização de vagas em estabelecimentos públicos e privados por meio do Projeto de Lei nº 40/2022. E na Moção de Apoio nº 822/2022, a vereadora Inês (MDB) pede que a Prefeitura avalie a possibilidade de implantar um centro de acolhimento às famílias e pessoas autistas com profissionais especializados para orientar, acolher e esclarecer informações.

Outras proposituras sobre o tema:

Moção de Apelo nº 307/2022: pede a contratação de serviços específicos, como vagas identificadas para quem faz tratamento de TEA, junto às instituições como CEIVI e LARCAB . Autoria: vereador Tiago de Paula.

Indicação nº 418/2022: sugere a pintura de vagas destinadas a idosos, pessoas deficientes e pessoas autistas na cidade. Autoria: vereadores Tiago de Paula, Pastor Léo Fernandes (PTB) e vereadora Inês.

Moção de Apelo nº 700/2022: pede que a Prefeitura apresente um projeto de Lei para criação de um ‘cartão de identificação para pessoa com Transtorno de Espectro Autista (TEA)’ para Vinhedo. Autoria: vereadora Nayla de Souza e vereador Luiz Vieira.

Moção de Apelo nº 849/2022: pede a Prefeitura que inclua no orçamento do município a construção de um centro de assistência integral para as pessoas diagnosticadas com autismo bem como para a família. Autoria: vereador Tiago de Paula.

Moção de Apelo nº 1026/2022: pede a contratação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), através de programas de incentivos fiscais para empresas em atividades em Vinhedo, além de implementar programas de contratação nas repartições públicas do Município. Autoria: vereador Tiago de Paula.

Para mais informações, acesse: Abril Azul | Mês de Conscientização do Autismo - YouTube

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo