06 FEV 2023
CAMPANHA LAÇOS
SAÚDE
Fevereiro Roxo e Laranja: campanha de conscientização sobre Alzheimer, Fibromialgia, Lúpus e Leucemia
O segundo mês do ano é dedicado à campanha de conscientização sobre três doenças crônicas — Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus, representadas pela cor roxa —, e um dos tipos de câncer mais graves que existe, a Leucemia, representada pela cor laranja.

Informação de qualidade, atenção aos sintomas e apoio profissional são medidas reforçadas pela campanha para que as doenças possam ser identificadas e os pacientes tenham qualidade de vida ao conviver com essas enfermidades.

Fevereiro Roxo

Alzheimer, Fibromialgia e Lúpus são doenças crônicas e que não têm cura. No entanto, há formas de controlar e retardar sintomas, além de existir tratamentos que permitem que o paciente conviva com as enfermidades. A identificação precoce é o ponto-chave para retardar e controlar sintomas.

Saiba mais sobre as doenças.

Lúpus

Doença causada pelo próprio sistema imunológico do corpo. Ocorre quando células do sistema imunológico atacam tecidos sadios do corpo, principalmente articulações, rins, sangue, pele e sistema nervoso. Apesar de não ter cura, existem tratamentos que podem melhorar a qualidade de vida, além de práticas como dieta e proteção solar.

Também é conhecida pela sigla “LES” - Lúpus Eritematoso Sistêmico.

Em Vinhedo, a Lei nº 3.982/2021, de autoria do vereador Rodrigo Luglio pelo PL nº 1/2021, institui o dia 10 de maio como o Dia Municipal da Conscientização sobre o Lúpus.

Fibromialgia

Trata-se de uma síndrome que se manifesta com dores em todo o corpo, junto de sintomas como fadiga, ansiedade, prejuízos na memória e atenção e outros fatores que afetam a qualidade de vida. A doença pode ser tratada com uso de medicamentos. Boa rotina de sono e práticas que reduzam o estresse também ajudam a amenizar os sintomas da doença.

Mal de Alzheimer

Transtorno neurodegenerativo que afeta a cognição e a memória. Compromete progressivamente as atividades da vida diária e gera alterações comportamentais. É a forma mais comum de demência neurodegenerativa em idosos e é a responsável por mais da metade dos casos de demência na população, segundo informa a Fiocruz. A progressão da doença gera mudança de personalidade, dificuldade de realizar atividades diárias e de comunicação.

Fevereiro Laranja

Além da conscientização, o intuito da campanha também é incentivar a doação de medula óssea, já que o transplante é uma das formas de tratamento do quadro grave da doença. Segundo informações do Ministério da Saúde, a Leucemia é o nono tipo de câncer mais comum em homens e o 11ª mais comum em mulheres.

Leucemia

Tipo de câncer que afeta as células de defesa do sangue. É causada pela produção anormal de células não sadias. Na medula óssea, essas células cancerígenas ocupam espaço das células sadias na medula óssea. A forma de tratamento depende do tipo de leucemia, e a causa exata não é conhecida. Entretanto, assim como outros tipos de câncer, a leucemia é resultado de mutações somáticas no DNA.

Diante da suspeita de alguma dessas doenças, procure as unidades públicas de saúde de Vinhedo para início da investigação e outros encaminhamentos.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
TAGS: