06 JAN 2023
CAMPANHA LAÇOS
Janeiro Branco: comece o ano zelando por sua saúde mental
“Janeiro Branco” é a campanha de conscientização sobre cuidados com a saúde mental. Se antigamente o tema era um tabu, atualmente, a saúde mental é cada vez mais reconhecida como prioridade global de saúde e de desenvolvimento econômico, segundo informa o Ministério da Saúde. Em Vinhedo, a população tem direito a serviços de saúde mental gratuitos por meio do Centro de Atenção Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

O CAPS fica localizado na Rua Primeiro de Maio, nº 214, Jd. Von Zuben e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. O serviço é destinado ao tratamento de pessoas com mais de 18 anos com transtornos mentais graves e persistentes. Informações sobre o procedimento para acesso ao serviços estão disponíveis no site da Prefeitura de Vinhedo: https://www.vinhedo.sp.gov.br/portal/carta-servicos/177/

Segundo informações da Agência Nacional de Saúde Suplementar, o Brasil é um dos países com maior índice de pessoas com ansiedade e depressão. Além disso, questões relacionadas à saúde mental são a segunda maior causa de afastamento laboral, o que afeta diretamente as áreas econômicas.

A cor branca foi selecionada como símbolo da campanha Janeiro Branco para representar “folhas ou telas em branco”, sobre as quais seria possível registrar ou desenhar expectativas, desejos ou mudanças que se deseja concretizar.

Cuidados com a saúde mental

Condições e atitudes como a prática de exercícios físicos, dormir cerca de 8 horas por dia, ter acesso a alimentação saudável e moradia digna, tempo de lazer de qualidade e contar com a companhia de amigos e familiares contribuem para manutenção de um estado mental saudável.

Além disso, é importante estar atento aos sinais de potenciais problemas e buscar ajuda profissional se necessário. Em caso de sintomas como insônia, taquicardia, irritabilidade, alterações no apetite e outras mudanças recorrentes, procure a orientação de um médico ou psicólogo.

Mais informações a respeito de cuidados com a saúde mental podem ser encontradas nestes links: https://janeirobranco.com.br/ e https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/noticias/beneficiario/janeiro-branco-sinal-de-alerta-para-a-saude-mental.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo