22 DEZ 2022
MEMÓRIA LEGISLATIVA
Câmara recebe familiares de emancipadores e primeiros vereadores de Vinhedo para tour por fotos históricas
A Câmara de Vinhedo promoveu um café da manhã aos familiares de cidadãos e cidadãs que participaram da emancipação de Vinhedo e da consolidação do Poder Legislativo municipal. A recepção aconteceu nessa quarta-feira (21) e contou, também, com uma apresentação do Projeto Memória Legislativa e um tour pelas seis imagens que compõem a exposição de fotos históricas no prédio da Câmara.

Estiveram presentes o presidente da Casa, vereador Nilton Braghetto (PTB), a vereadora Inês (MDB) e os vereadores Thiago Marra (PSDB) e Paulinho Palmeira (PODE). Também prestigiaram o evento os familiares do primeiro prefeito de Vinhedo, Abrahão Aun, dos ex-vereadores Ademir Tomé, Agenor Mattos, Ângelo Pescarini, Elsio Álvaro Boccaletto, Geraldo Melle, Gilberto Ajjar, José Osmar Meirelles dos Santos e Nicolau Finamore e dos emancipadores Antônio Maria Torres Filho, Antônio Medeiros Júnior, Aristides de Paula, Humberto Pescarini, Odilon de Souzae Epiphânio de Souza.

O ex-vereador e presidente da Casa durante a 8ª Legislatura, Alcides Vendemiatti, também esteve presente no café da manhã.
Em seu discurso, o presidente Nilton Braghetto destacou a importância de se preservar a memória e história das famílias que fizeram parte da construção de Vinhedo.

Exposição fotográfica
As fotos retratam seis momentos históricos de Vinhedo. Cinco imagens são de autoria do saudoso Nelson Nathalino Braghetto, fotógrafo reconhecido da cidade. A foto que retrata a aprovação da primeira Lei Orgânica de Vinhedo, em 1990, faz parte do acervo da Câmara.

As fotos podem estão disponíveis nesta galeria. A seguir, a descrição de cada uma delas:

1917: Festa da padroeira, na Praça Sant’Ana.
1947: casa do antigo Grupo Escolar da Rocinha, local onde, hoje, é a Câmara de Vinhedo, na Avenida 2 de abril.
1947: imagem da Avenida 2 de Abril com praça e igreja matriz Sant’Ana.
24 de outubro de 1948: Votação do plebiscito de emancipação da Rocinha.
2 de abril de 1949: Sessão Solene de posse dos primeiros vereadores e prefeito de Vinhedo.
2 de abril de 1990: Aprovação da primeira Lei Orgânica Municipal de Vinhedo, durante a 10ª legislatura.

Projeto Memória Legislativa

No projeto Memória Legislativa, disponível no site, estão disponíveis os documentos históricos e informações a respeito da história de Vinhedo e do Poder Legislativo municipal. O acesso aos documentos ser feito utilizando as ferramentas “notícias” e “arquivos”, na página inicial do site.

Confira mais fotos do evento neste link e na galeria abaixo.

Mais informações sobre o Projeto Memória Legislativa estão disponíveis no site. Basta clicar aqui.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo
22/12/2022
Câmara recebe familiares de emancipadores de Vinhedo para prestigiar exposição de fotos históricas
Café da manhã e apresentação da exposição de fotos históricas da emancipação e consolidação do Poder Legislativo vinhedense aos familiares dos emancipadores. Realizado em 21 de dezembro de 2022.
24/10/2022
Exposição de fotos: 74 anos do plebiscito de emancipação de Vinhedo
No dia 24 de outubro de 2022, Vinhedo completou 74 anos do plebiscito de sua emancipação. Para celebrar a data, a Câmara inaugurou uma exposição de fotos históricas da consolidação de Vinhedo e do Poder Legislativo Municipal. A exposição faz parte do projeto Memória Legislativa.