01 DEZ 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Parlamentares participam da entrega da nova Casa de Acolhimento Institucional para crianças e adolescentes
Na manhã desta quinta-feira, 1, o presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Nilton Braghetto (PTB), a vereadora Inês (MDB) e os vereadores Márcio Melle (PSDB), Pastor Léo Fernandes (PTB), Paulinho Palmeira (PODE), Thiago Marra (PSDB) e Tiago de Paula (MDB) estiveram ao lado do prefeito dr. Dario Pacheco (PTB) na inauguração da Casa de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes - um novo espaço organizado pelo Executivo Municipal para acolher crianças e adolescentes de 0 a 18 anos em situação de risco pessoal, emocional e social, cujas famílias estão temporariamente impossibilitadas de realizar sua função protetiva.

O novo local tem capacidade para acolher até 20 crianças e adolescentes e, segundo a Prefeitura, a Secretaria de Assistência realiza o serviço cumprindo as recomendações do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

Crianças e adolescentes que utilizam o acolhimento têm suas rotinas diárias estabelecidas e acompanhadas por profissionais técnicos e educadores sociais. Todos os assistidos vão à escola ou centro infantil, participam de atividades esportivas, culturais e sociais. O serviço também tem o acompanhamento familiar para orientar a reestruturação familiar e manter os vínculos familiares.

A Secretaria de Assistência Social e Cidadania executa o serviço por meio de um termo de colaboração com a organização social ARCA. Devido à complexidade apresentada, toda a ação é acompanhada pelo Ministério Público.

“As crianças afastadas de suas famílias por medidas judiciais precisam de um local onde se sintam acolhidas e possam continuar desenvolvendo suas atividades com o máximo de conforto e proteção. O novo prédio oferece atendimento de melhor qualidade para essa população muito especial e que precisa de toda a nossa atenção”, afirmou o prefeito dr. Dario Pacheco.

“Ao prefeito dr. Dario e a todos os profissionais que se dedicaram para que Casa se tornasse realidade, meus parabéns! Peço que Deus ilumine todos os profissionais que estarão cuidando dos acolhidos neste espaço e, como presidente da Câmara, tenho certeza que todos os vereadores e vereadoras desejam que este novo espaço seja também o marco de um novo ciclo na vida dessas crianças, com proteção e muitas alegrias”, considerou o presidente do Legislativo de Vinhedo, Nilton Braghetto.

Participaram também do evento a juíza da 2ª Vara Judicial da Infância e juventude, Erica Midori Sanada; o promotor da 3ª Promotoria de Justiça de Vinhedo, José Cláudio Tadeu Baglio; secretários municipais; representantes de Conselhos Municipais e entidades do terceiro setor, além de profissionais que atuaram voluntariamente na reforma do espaço de acolhimento.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo