07 NOV 2022
CAMPANHA LAÇOS
Novembro Azul
Novembro é o mês dedicado à prevenção e incentivo ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. A campanha também serve como um alerta de atenção à saúde masculina, ressaltando a necessidade do homem realizar diferentes exames médicos e consultas rotineiramente. Por isso, “saúde também é papo de homem” é o lema da campanha de 2022 da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Conforme informa o Ministério da Saúde, o câncer de próstata não apresenta sintomas na fase inicial. Apesar de assintomática, a doença pode ser diagnosticada com exames periódicos de check-up. Os principais sinais começam a aparecer quando a doença está avançada, o que dificulta a cura. No estágio desenvolvido da doença, os sintomas são: dor óssea e dor ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou sêmen.

Segundo informa a Agência Brasil, no ano passado, 16.055 homens morreram em consequência do câncer de próstata, o que equivale a cerca de 44 mortes por dia.

A SBU recomenda que homens com mais de 50 anos, mesmo sem apresentar sintomas, procurem um urologista para diagnóstico precoce da doença. Mais informações a respeito dos sintomas, diagnóstico e tratamento podem ser encontradas no site da Sociedade Brasileira de Urologia: https://sbu-sp.org.br/

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo