03 NOV 2022
SAÚDE
Nayla de Souza defende criação de projeto de exames de acuidade visual nas escolas de Vinhedo
Na última semana, a vereadora Nayla de Souza (PDT) apresentou a Moção de Apelo nº 983/2022, destinada à Prefeitura e com o pedido para que seja desenvolvido um projeto específico de exames de acuidade visual, triagem, avaliação médica e recebimento de óculos aos alunos e alunas nas escolas públicas municipais. A Moção foi aprovada por unanimidade durante a 77ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda (31).

Na propositura, a parlamentar explica que “a Moção de Apelo é inspirada no projeto Veja Bem, do Fundo Social de Solidariedade da Secretaria de Educação e da Secretaria de Saúde do município de Itatiba”.

“O projeto foi criado em 2019 e realiza, de forma periódica, teste de acuidade visual – ou seja, exame de vista – gratuito para os alunos da Rede Pública Municipal de Ensino. Em diferentes etapas, todos os alunos, do Infantil ao Fundamental II, realizam testes e, se necessário, são consultados por oftalmologistas. Há, então, o acompanhamento e o recebimento de óculos, também, de forma gratuita”, explica a parlamentar.

“Problemas visuais não detectados em idade escolar e não corrigidos podem prejudicar o desempenho dos alunos e das alunas”, ressaltou a vereadora. Durante a 77ª Sessão Ordinária, a parlamentar também pontuou que “receber óculos gratuitamente, que é um objeto caro para muitas pessoas, é uma ação muito interessante e que merece nossos aplausos”.

“Portanto, é uma política pública simples, que pode transformar completamente a vida dos nossos alunos e das nossas alunas de Vinhedo”, concluiu Nayla de Souza.

Todas as proposituras protocoladas pelos vereadores podem ser encontradas no site da Câmara. Basta clicar neste link.

Fonte: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)
31/10/2022
77ª Sessão Ordinária | 18ª Legislatura | 31.10.2022