Nesta segunda-feira, dia 24 de outubro, completa-se 74 anos do plebiscito de emancipação de Vinhedo, antiga Rocinha. Para celebrar a data, a Câmara inaugurou uma exposição de fotos históricas da consolidação de Vinhedo e do Poder Legislativo municipal. A exposição faz parte do projeto
Memória Legislativa.
A inauguração contou com a presença do presidente da Casa, Nilton Braghetto, das vereadoras Inês (MDB) e Nayla de Souza (PDT) e dos vereadores Luiz Vieira (PDT), Márcio Melle (PSDB), Pastor Léo Fernandes (PTB), Paulinho Palmeira (PODE), Rubens Nunes (PODE) e Tiago de Paula (MDB), do prefeito Dr. Dario Pacheco, de secretários e servidores do Executivo municipal e de servidores da Câmara de Vinhedo.
Também esteve presente o Dr. Francisco Consulo
, filho de Carmelo Consulo, emancipador e vereador da primeira legislatura da Câmara de Vinhedo.
Cinco imagens da exposição são de autoria do saudoso Nelson Nathalino Braghetto, fotógrafo reconhecido da cidade. A foto que retrata a aprovação da primeira Lei Orgânica de Vinhedo, em 1990, faz parte do acervo da Câmara.
Em seu discurso, o presidente Nilton lembrou que os primeiros vereadores de Vinhedo não recebiam remuneração pelo trabalho prestado no Legislativo. Portanto, tratava-se de um exercício totalmente voltado para a construção da autonomia do município.
Já o prefeito, Dr. Dario Pacheco, destacou que as famílias dos emancipadores estão representadas em vários pontos de Vinhedo e espera que as pessoas que, hoje, estão fazendo história, sejam lembradas no futuro. O prefeito também mencionou a recente homenagem, aprovada na Câmara, de nomeação da represa adquirida este ano de Represa IV – Dema Brunelli.
Emancipação e história
O plebiscito realizado em 24 de outubro de 1948 oficializou a emancipação de Rocinha e seu desligamento da administração de Jundiaí. Em dois de abril de 1949, o território tornou-se município, com a posse do primeiro prefeito e dos primeiros vereadores e recebeu o nome de Vinhedo.
As fotos retratam seis momentos históricos de Vinhedo. A seguir, a descrição dos momentos por ano.
1917: Festa da padroeira, na Praça Sant’Ana.
1947: casa do antigo Grupo Escolar da Rocinha, local onde, hoje, é a Câmara de Vinhedo, na Avenida 2 de abril.
1947: imagem da Avenida 2 de Abril com praça e igreja matriz Sant’Ana.
24 de outubro de 1948: Votação do plebiscito de emancipação da Rocinha.
2 de abril de 1949: Sessão Solene de posse dos primeiros vereadores e prefeito de Vinhedo.
2 de abril de 1990: Aprovação da primeira Lei Orgânica Municipal de Vinhedo, durante a 10ª legislatura.
Confira todas as fotos da exposição e inauguração na
nesta galeria.
Projeto Memória Legislativa
No projeto Memória Legislativa, disponível no site, estão disponíveis os documentos históricos e informações a respeito da história de Vinhedo e do Poder Legislativo municipal. O acesso aos documentos ser feito utilizando as ferramentas notícias e arquivos, na página inicial do site.
A exposição está aberta para a visitação de toda a população de segunda a sexta, das 8h15 às 17h.