01 OUT 2022
LEGISLATIVO
Dia do Vereador é celebrado nacionalmente neste sábado, 1º de outubro
Representante do cidadão, o vereador é o agente político que compõe o Poder Legislativo de um município e que é dedicado aos interesses da população local. A data foi estabelecida pela Lei Federal nº 7.212/84.

Na rotina do trabalho, os vereadores sugerem melhorias e investimentos à cidade através de proposições, como os projetos de lei, aprovam ou reprovam projetos encaminhados pela Prefeitura e acompanham e fiscalizam ações do Poder Executivo municipal.

No Brasil, a primeira eleição para vereadores foi na Vila de São Vicente, em São Paulo, no ano de 1532. Conforme informa o site do Senado Federal, as câmaras municipais antecederam o Congresso Nacional (Poder Legislativo Federal) e as Assembleias Legislativas (Poder Legislativo Estadual) e representaram a tentativa de independência administrativa, com participação importante no processo de independência do Brasil.

Em Vinhedo, a primeira posse de vereadores foi em 2 de abril de 1949, data em que o território da Rocinha se tornou município e que é o aniversário da cidade.

Atualmente, a Câmara de Vinhedo é composta por duas vereadoras e 11 vereadores, totalizando 13 agentes do Legislativo. O plenário da Casa conta com a galeria de presidentes de todas as legislaturas da Casa, com a ‘Galeria das Vereadoras’, com todas as representantes que a Câmara já teve e com a ‘Galeria dos Vereadores com 4 mandatos ou mais’.

Todas as informações institucionais do Poder Legislativo municipal estão disponíveis no site da Câmara de Vinhedo.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo