26 SET 2022
Dia Nacional do Surdo
Esta segunda, 26 de setembro, é dedicada ao Dia Nacional dos Surdos. A data foi estabelecida pela Lei nº 11.796/2008 e, conforme informa o Governo Federal, o dia corresponde à criação da primeira Escola de Surdos no Brasil em 1857, no Rio de Janeiro. Hoje, a escola é conhecida como INES (Instituto Nacional de Educação de Surdos).

Por meio da Lei Federal nº 10.436/2002, o Brasil reconheceu oficialmente a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação e expressão das comunidades de pessoas surdas do país. De acordo com a legislação, deve ser garantido, por parte do poder público em geral e empresas concessionárias de serviços públicos, formas institucionalizadas de apoiar o uso e difusão da Libras como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente.

No Legislativo de Vinhedo, todas as sessões e audiências transmitidas pela TV Câmara contam com interpretação de Libras em tempo real.

Em nível mundial, o Dia Internacional da Linguagem de Sinais é comemorado em 23 de setembro. A data foi estabelecida pela ONU e, de acordo com a Organização, no mundo todo existem mais de 300 variantes da linguagem.

Acesse a TV Câmara através deste link.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo