AO VIVO: 59ª Sessão Extraordinária | 18ª Leg. | 28.03.2024
ASSISTIR

02 AGO 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Com solicitação da vereadora Inês, Prefeitura implanta transporte gratuito para pessoas com mobilidade reduzida severa
A Prefeitura de Vinhedo lançou nesta semana o Programa LEV (Linhas Especiais de Vinhedo), que destina, de forma exclusiva, em vans adaptadas, o transporte gratuito, porta a porta, para os vinhedenses com mobilidade reduzida severa e com alto grau de dependência.  A vereadora Inês, na Moção de Apoio nº 112/2021 apresentada em março do ano passado, solicitou à Prefeitura para que analisasse a viabilidade de implantar um transporte exclusivo, por ônibus ou vans, para o deslocamento das pessoas que são atendidas no CEIVI e no LARCAB, acompanhado de seu familiar, no trajeto CASA-CEIVI-LARCAB-CASA.

“Agora, a Prefeitura anuncia a criação do Programa LEV (Linhas Especiais de Vinhedo), que prevê esse transporte gratuito e importante para as famílias vinhedenses que necessitam deste apoio inédito na cidade”, afirmou a vereadora Inês. O programa será custeado integralmente pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, e operado pela concessionária do transporte coletivo da cidade, a MoV (Mobilidade Vinhedo).

“Muitos atendidos pelo CEIVI e LARCAB, hoje, dependem do transporte coletivo. Contudo, com este transporte exclusivo, que é o mais adequado para a tranquilidade e atendimento das necessidades de cada um, Vinhedo dá um passo importante não apenas nos investimentos em acessibilidade, mas, sim, no respeito ao ser humano”, complementou a vereadora Inês.

O projeto da Prefeitura começa a funcionar nesta semana com atendimento a 50 pessoas selecionadas pelas organizações sociais do município (OSC) e serviço Quero Vida (Centro Dia do Idoso).  Segundo a Prefeitura, pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida que necessitam de acesso a serviços de habilitação e reabilitação e equipamentos que garantam a melhora da autoestima, da saúde física e mental, terão prioridade sobre os demais, mas outros como idas a centros de compras, supermercados e até passeios de lazer também poderão ser agendados posteriormente.

Ainda, a Prefeitura informa que cada van comporta duas cadeiras de rodas e mais cinco acompanhantes.

Fonte: Gabinete da vereadora Inês (MDB)
Inês Diogo