02 AGO 2022
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Parlamentares prestigiam programa de transporte gratuito para pessoas com mobilidade reduzida severa
Na manhã desta segunda-feira, 1, o presidente Nilton Braghetto (PTB), a vereadora Inês (MDB) e os vereadores Luiz Vieira (PDT), Mazinho (PSC), Pastor Léo Fernandes (PTB), Paulinho Palmeira (PODE), Rodrigo Luglio, Rubens Nunes (PODE) e Tiago de Paula (MDB) prestigiaram o evento de lançamento do LEV - Linhas Especiais de Vinhedo, programa desenvolvido pela Prefeitura de Vinhedo para transporte gratuito porta a porta para os vinhedenses com mobilidade reduzida severa e com alto grau de dependência, em vans adaptadas.

O programa será custeado integralmente pelo Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, operado pela concessionária do transporte coletivo da cidade, a MoV (Mobilidade Vinhedo) e já a partir desta semana inicia o projeto-piloto, atendendo 50 pessoas selecionadas pelas organizações sociais do município (OSC) e serviço Quero Vida (Centro Dia do Idoso).

Segundo dados divulgados pela Prefeitura de Vinhedo, cada van comporta duas cadeiras de rodas e mais cinco acompanhantes. “No início, serão oferecidas duas vans adaptadas, que seguirão o itinerário traçado pela central de agendamento, para acesso aos serviços nos quais o usuário está inserido, tudo de graça para a população”, explicou o prefeito, dr.Dario Pacheco (PTB), que acompanhou a entrega dos veículos.

“Queremos oferecer mais qualidade de vida às pessoas que, por algum motivo, não conseguem utilizar o transporte coletivo convencional, mesmo sendo acessíveis, e ou precisam de acompanhantes. O poder público deve ofertar um transporte acessível e universal”, afirmou o prefeito dr. Dario Pacheco.

“É um projeto muito importante e desde 2017 estamos tentando tirá-lo do papel. Vai beneficiar as famílias dos pacientes e, sobretudo, às OSCs, que muitas vezes têm que arcar com esse custo. Eu testei o sistema e está aprovado”, destacou o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvio Torezin.

“Parabenizo o prefeito e toda a equipe que trabalhou no desenvolvimento deste projeto. Com certeza, o programa LEV – Linhas Especiais de Vinhedo contribuirá para a melhoria na vida de várias famílias”, comentou o presidente da Câmara, Nilton Braghetto.

Além do prefeito dr. Dario Pacheco e dos parlamentares, participaram do evento o secretário de Saúde, Milton Ribolli; a secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon;  o secretário de Defesa Social e Mobilidade Urbana, Ricardo Arantes; o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Silvio Torezin e representantes das OSCs conveniadas com a Prefeitura.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo