18 JUL 2022
FINANÇAS
LEGISLATIVO
Com pregão eletrônico, Câmara economiza mais de 160 mil reais em menos de um mês
Desde a regulamentação, em maio deste ano, a Câmara de Vinhedo realizou três processos de pregão eletrônico. Somente com essas três realizações no formato eletrônico já foram geradas economias de mais de 160 mil reais ao Legislativo de Vinhedo. A modalidade de licitação foi regulamentada por meio da Resolução nº 1/2022, aprovada na 27º Sessão Extraordinária.

Com o processo eletrônico, empresas de qualquer localidade do Brasil participam da disputa, diferente do que acontecia com o pregão presencial, quando participavam basicamente negócios mais próximos do município. Tal ampliação favorece a concorrência e possibilita o acesso às opções de melhor custo-benefício do mercado nacional.

Entre os pregões realizados, o de maior destaque foi o da renovação de equipamentos de informática da Câmara, reivindicação antiga dos funcionários. Quarenta computadores de última geração foram contemplados no processo que gerou mais de 160 mil reais de economia. Os novos computadores serão fornecidos com sistema operacional Windows, softwares instalados e todas as garantias pelo período de três anos.

O primeiro pregão eletrônico, feito em 28 de junho, foi referente à seleção da empresa responsável pelo vale-alimentação oferecido aos servidores do Legislativo.

Frota econômica

O pregão mais recente, realizado na última sexta, 15, foi destinado à atualização da frota de veículos da Câmara. Com mais de 10 anos de uso, os carros atuais têm alto consumo de combustível (em média, percorrem somente 4 km/litro) e dispenderam mais de 20 mil reais em manutenções durante o ano de 2021.

Com a troca da frota, além da redução de gastos com manutenções constantes por quebra de algum componente, estima-se considerável economia aos cofres públicos com consumo de combustível, pois os novos veículos podem chegar a percorrer até 18 km/litro.

Os automóveis adquiridos são híbridos, ou seja, contam com dois motores: um que funciona com combustível comum e outro por eletricidade. O modelo reduz a emissão de CO2 e a aquisição deles cumpre duas importantes normas ambientais: a Lei Federal nº 12.187/09, que institui a Política Nacional de Mudança do Clima, e a recomendação do Protocolo de Quioto, tratado internacional ratificado pelo Brasil que prevê a redução da concentração de GEE no planeta.

Os carros híbridos também vão ao encontro das medidas do Programa Agenda Ambiental na Administração Pública, conhecido como Agenda A3P, adotado pela Câmara de Vinhedo em janeiro de 2021 para a atual legislatura. Acesse mais informações sobre a Agenda A3P neste link

“Cumprimos o planejamento feito para a Câmara e adotamos o pregão eletrônico, investimos em equipamentos para a melhoria das condições de trabalho dos servidores e estamos trocando todos os veículos da Casa pois os gastos com combustível e manutenção não podem permanecer como estão. Estamos administrando com responsabilidade e respeito pelo dinheiro público e fazemos questão de colocar todos os documentos referentes às licitações à disposição da população. Quem quiser ver editais e valores contratados pode acessar o portal transparência da Câmara e, se tiver alguma dúvida ou dificuldade de acesso, pode ligar ou visitar a Câmara que nossos servidores terão prazer em apresentar todos os documentos”, explica o presidente da Câmara, Nilton Braghetto.

Interessados em conhecer as licitações em trâmite na Câmara podem clicar aqui ou entrar no website do Legislativo de Vinhedo e acessar “transparência/licitações”.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo