10 JUN 2022
COMISSÃO DE SAÚDE, EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTES - CSECE
SAÚDE
Câmara sedia audiência pública da Saúde para prestação de contas do 1º quadrimestre de 2022
Na manhã dessa quarta, 08, a Câmara recebeu a equipe da Secretaria Municipal de Saúde para a audiência pública de para prestação de contas das atividades do 1º quadrimestre de 2022 com a apresentação do relatório de financiamento das ações em saúde e o relatório da produção de serviços da rede assistencial.

A audiência foi conduzida pelo vereador Rubens Nunes (PODE), presidente da Comissão de Saúde da Câmara, acompanhado do vereador Tiago de Paula (MDB), membro da Comissão, e dos vereadores Luiz Vieira (PDT), Mazinho (PSC) e Rodrigo Luglio, além do secretário municipal de Saúde, Milton Ribolli, e de diretores da pasta.

Na primeira parte da audiência, a Secretaria apresentou os dados referentes aos agendamentos e atendimentos da clínica básica, de especialidades, de urgência e emergência, além do total de casos de doenças epidemiológicas e números do Programa de Atenção Multidisciplinar Domiciliar (PAMDa), de atendimentos à saúde da mulher, atendimentos oncológicos e de outros setores da Saúde Municipal.

Na clínica básica, 22.781 consultas foram agendadas e 18.309 foram atendidas, o que compreendeu 80% de aproveitamento das agendas médicas. Nas especialidades da SESA e especialidades cirúrgicas da Santa Casa, foram 16.998 casos atendidos. Já o setor médico de urgência e emergência, que engloba a UPA 24h, o Pronto Atendimento da Capela e Pronto Atendimento da Santa Casa, teve 57.727 atendimentos.

O serviço odontológico somou 4.146 atendimentos. O CAPS teve 836 prontuários ativos. E, em relação aos exames, foram 115.059, que correspondem a 14.149 usuários atendidos.

Quanto aos quadros de Covid-19, no primeiro quadrimestre, foram registrados 13.607 casos confirmados de 01/01 a 06/05 e 236 mortes.

Após a apresentação da primeira parte da audiência, Rubens Nunes, presidente da Comissão, questionou se, hoje, há “filas para os exames de mamografia, ou se todos estão sendo chamados”. Em resposta, Milton explicou que há cerca de “400 (pedidos de) mamografias aguardando. E, dessas, 250 já estão agendadas para realização. A Santa Casa está em contato com o prestador para realização de mutirões aos sábados para absorver essa demanda”.

Relatório Financeiro

Na segunda parte da audiência, a Secretaria de Saúde apresentou os dados referentes às despesas, receitas e investimentos relacionados a recursos humanos, serviços de saúde, assistência hospitalar, manutenção da Secretaria de Saúde e a Emendas.

Nos serviços de saúde, que englobam a distribuição gratuita de medicamentos, insumos, fraldas e outros, os serviços de atenção básica e de alta e média complexidade e os gastos com Covid-19, o total foi de R$ 2.688.614,88.

Já o investimento em serviços hospitalares foi de R$ 9.826.489,58 e as despesas administrativas somaram R$ 2.010.203,15. Os gastos no tratamento de Covid-19 alcançaram o valor de R$ 76.913,30.

Os relatórios podem ser acessados na íntegra por este link.

A gravação completa da audiência está disponível no YouTube. Basta clicar neste link.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo