31 MAI 2022
FINANÇAS
LEGISLATIVO
Câmara de Vinhedo é a mais econômica entre o Legislativo de cidades vizinhas segundo relatório do Tribunal de Contas
Tribunal de Contas do Estado de São Paulo considerou gastos totais do Legislativo, população e número de vereadores na construção do relatório “Mapa das Câmaras”

Em comparação aos Legislativos de cidades da divisa, a Câmara de Vinhedo tem o menor gasto por vereador e o menor gasto total. O resultado consta no ‘Mapa das Câmaras’, estudo realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) considerando 644 Câmaras de São Paulo.

De acordo com o estudo, entre o Legislativo de Itatiba, Valinhos, Itupeva e Louveira, a Câmara de Vinhedo é que tem as menores despesas líquidas com pessoal e custeio per capita (R$ 87,29) e a menor despesa com pessoal e custeio total (R$ 7.115152,57). Entre os cinco municípios, Vinhedo fica em 3º lugar em relação à quantidade populacional, com 81.516 habitantes.

O Mapa das Câmaras exibe informações sobre o custo e a quantidade de vereadores e quanto representa, em termos orçamentários, o funcionamento do Poder Legislativo nos municípios paulistas. Os dados são apresentados de forma interativa que permite a realização de pesquisas e comparativos dos resultados entre os municípios. No site também é possível baixar a planilha completa com os dados do estudo.

“Administramos a Câmara com responsabilidade e transparência. Nossa Câmara é enxuta e todos os investimentos são planejados e realizados com respeito pelo dinheiro público. Desde que assumi, já realizamos manutenção predial, aquisição de melhores equipamentos para as atas eletrônicas e treinamentos para os servidores”, explica o presidente da Câmara de Vinhedo, Nilton Braghetto.

Na construção do Mapa das Câmaras, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo utilizou dados do IBGE, TSE e do sistema AUDESP. O Mapa das Câmaras pode ser acessado na íntegra pelo site do TSE. Basta clicar neste link.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara de Vinhedo