18 MAI 2022
Tiago de Paula solicita retorno dos Desfiles de 7 de Setembro em Vinhedo
A Câmara Municipal de Vinhedo aprovou, durante a 57ª Sessão Ordinária, realizada em 16 de maio, a Moção de Apelo nº 398/22 com a solicitação de que a Prefeitura realize na cidade o Desfile Cívico e, se possível, Militar, de 7 de setembro, além de Atos Cívicos nas Escolas Municipais em comemoração ao Dia Nacional da Independência. A propositura foi apresentada pelo vereador Tiago de Paula (MDB) e subscrita pelo vereador Pastor Léo Fernandes (PTB) e vereadora Inês da Saúde (MDB).

Na justificativa, os parlamentares destacam que “há muitos anos que, por diversas razões, não se realiza em Vinhedo o Desfile de Sete de Setembro. O dia 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que D. Pedro I deu início a nossa trajetória como nação independente”.

“A falta de aplicação de atos cívicos que mostravam a importância de desenvolver na sociedade, mas principalmente nos jovens e crianças, o sentimento patriótico, que como consequência desenvolve o sentimento de pertencimento a uma Nação Soberana e assim refletindo localmente no amor pela coisa pública. Tem muitas crianças e jovens que estão crescendo sem se quer ter tido a experiência saudável de viver o patriotismo e o respeito ao nosso país.”, pontuam os autores da Moção.

Na justificativa da propositura, os vereadores também argumentam que “é necessário resgatar estes sentimentos através de nossa história e atos públicos em comemoração à nossa Independência enquanto Nação. Na parceria, além de nossa Gloriosa e Honrosa Guarda Municipal de Vinhedo, poderíamos convidar uma frente de saúde com marcha de enfermeiros (as), médicos e profissionais de saúde e ambulâncias municipais; colocar no desfile nossa equipe de Defesa Civil, a Polícia Militar do Estado de São Paulo, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil do Estado de São Paulo, o Exército Brasileiro, Bandas Marciais, Cavalaria e outros. Tudo para enriquecer ainda mais esta grandiosa e importante data comemorativa”.

Todas as Moções protocoladas podem ser acessadas na íntegra no site da Câmara de Vinhedo. Basta acessar este link.

Fonte: Gabinete do vereador Tiago de Paula (MDB)
Tiago de Paula