25 FEV 2022
BEM-ESTAR ANIMAL
Luiz Vieira faz Moção para segurança de animais em região de represas
Em Moção de Apelo protocolada Câmara, o vereador Luiz Vieira (PDT) fez um pedido de estudos à Prefeitura para aumentar a segurança viária nas proximidades das Represas I e II. A solicitação, também assinada pela vereadora Nayla de Souza (PDT), foi motivada pelo crescente número de atropelamentos de animais na Rua Frank Swalles e adjacências.

“São muitos os relatos de atropelamentos envolvendo, principalmente, capivaras e veículos que trafegam pelas Ruas Frank Swalles e Abrahão Kalil Aun, no Bairro Cachoeira, sendo o local mais crítico o primeiro logradouro aludido, onde veículos são conduzidos em alta velocidade em trecho de pista simples”, declara Luiz Vieira.

Sugestões para a segurança

Na propositura, o parlamentar apontou algumas melhorias que poderiam ser feitas. Em relação à sinalização, Luiz Vieira relata que “a rua já conta com placas indicando a presença de animais na pista, mas a sinalização de solo precisa de manutenção na pintura e incremento, para que seja estendida a outros trechos da via”.

Opções de redutores físicos de velocidade também foram indicadas pelo vereador. “Sugiro, também, a instalação de redutores como sonorizadores (ranhuras ou pequenas ondulações impressas no asfalto com o objetivo de provocar trepidação e ruído na passagem de veículos), ‘tartarugas’, e, se possível, lombadas, desde que respeitem o limite máximo de inclinação da via”.

“Como solução adicional, pode ser considerada a instalação de radares fixos, a fim de coibir o excesso de velocidade e penalizar de maneira mais objetiva e contundente os infratores”, comenta Luiz Vieira.

O vereador também sugere que a fiscalização da Guarda Civil Municipal seja expandida, “a fim de garantir a segurança de todos os transeuntes, sejam eles humanos ou não, e autuar motoristas que eventualmente atropelarem os animais e não acionarem imediatamente o socorro”.

Em texto de justificativa da Moção de Apelo, Luiz Vieira declara que “tal situação tem despertado a preocupação de cidadãs atuantes nas causas animal e ambiental, que entraram em contato com o Poder Legislativo e, igualmente, acionaram a Prefeitura Municipal de Vinhedo e a Secretaria de Defesa Social e Mobilidade Urbana, por meio de uma carta endereçada, respectivamente, ao Exmo. Sr. Prefeito Dario Pacheco e ao Exmo. Sr. Secretário Cel. Ricardo Arantes. Sendo assim, encaminhamos a Moção na expectativa de somar forças à iniciativa em curso, liderada por representantes populares, e na esperança de que o Poder Executivo formule e implemente políticas públicas que deem uma resolução definitiva aos problemas supramencionados, levando em consideração as propostas acima elencadas, defendidas por munícipes”.

Fonte: Gabinete do Vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira