03 FEV 2022
Luiz Vieira acompanha ações emergenciais e alerta para mudanças climáticas

Desde a última sexta-feira, o vereador Luiz Vieira (PDT) tem acompanhando de perto as ações emergenciais realizadas após as fortes e volumosas chuvas que atingiram Vinhedo.

O parlamentar esteve em diversos locais, como:

Viela com entrada/saída pelas Ruas 21 de Abril e Sebastião Matheus (Capela), monitorando a encosta que corre o risco de ceder, devido à inexistência de infraestrutura adequada de drenagem e contenção do barranco; Rua João Edueta, auxiliando nos trabalhos de assistência às famílias que ficaram ilhadas devido à cheia do Rio Capivari; Rua Elizabete Mingarelli (Vila João XXIII), verificando um desmoronamento de muro de residência e as ações da Defesa Civil para desobstrução da escadaria que liga a rua à Av. Otávio Tasca; Rua dos Ipês (Jd. Três Irmãos) e Rua Tóquio (Altos do Morumbi), conferindo infiltrações em imóveis, devido à ausência de infraestrutura nas vielas que passam nos fundos das casas; Rua Dr. Marino Costa Terra (Chácaras São Bento), averiguando a iniciativa da Guarda Civil Municipal de interditar parte da via para o trânsito de veículos, devido ao deslizamento do talude; Rua Anésio Marciano (Nova Vinhedo), verificando as condições do asfalto e de parte do barranco que cederam, nas proximidades de um córrego; Av. Apparecida Tellau Seraphim, reforçando um antigo pedido do mandato ao DER-SP, para que seja feita a contenção de uma encosta que está em vias de desmoronamento sobre a pista; ruas de terra do Vale Verde, investigando possíveis alternativas de resolução do litígio que se estende nessa região, pois elas ficaram praticamente intransitáveis devido à inexistência de pavimentação adequada; córrego da Praça Helena Carbonari Santana (Vila Planalto), conferindo o trecho onde parte da margem cedeu, próximo aos brinquedos e equipamentos de lazer.

Além disso, o vereador fiscalizou e comemorou resultados práticos de suas reivindicações para obras emergenciais de recapeamento asfáltico e restabelecimento de tráfego em vias movimentadas da cidade, que foram afetadas pelas chuvas, como na Rua Juliana Von Zuben Degelo (Capela) e na Rua Manoel de Sá Fortes Junqueira Junior (Vila Junqueira). Tais pedidos deram origem a várias proposituras protocoladas pelo mandato.

“Vendo o cenário de destruição, posso afirmar que as chuvas intensas que castigaram Vinhedo nos últimos dias - e que continuam caindo - revelaram que nossa cidade, recorrentemente vítima de crises hídricas, não tem estrutura para ser resiliente em eventos climáticos extremos. Além disso, ainda que em perspectiva local, tem contribuído para a alteração global do clima ao não investir em soluções sustentáveis para seus problemas urbanos. Fica evidente o quanto é delicada a relação entre meio ambiente e sociedade, especialmente em um contexto de mudanças climáticas. Há o Projeto de Lei nº 173/2021, de autoria da bancada do PDT Vinhedo, que está em tramitação na Câmara e que busca reconhecer a emergência climática no município, mas é necessário que a maioria da Casa se convença de que precisamos enfrentar esse desafio com responsabilidade e com políticas públicas”, concluiu Luiz Vieira.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira