17 JAN 2022
MEIO AMBIENTE
Thiago Marra apresenta minuta de projeto de Lei sobre política municipal de incentivo ao uso de energia solar

Por meio de indicação, o vereador Thiago Marra (PSDB) apresentou minuta de projeto de Lei que trata da instituição de política municipal de incentivo ao uso de energia solar.

A política municipal se basearia na utilização da energia solar nas edificações do Município de Vinhedo; no estímulo ao estabelecimento de empresas e à geração de empregos locais e de qualidade na cadeia produtiva de energia solar, com isonomia para os sistemas fotovoltaicos, térmicos e outros que venham a ser desenvolvidos; o fomento à capacitação e formação de recursos humanos para atuar em todas as etapas da cadeia produtiva de energia solar fotovoltaica e térmica; e o direito de acesso à informação e à participação pública no processo de tomada de decisão nos temas relacionados ao uso de energia solar.

O objetivo é ampliar o uso de energia solar em todo o município, promovendo a economia de recursos energéticos não renováveis e redução nos custos da produção de energia, assim como aumentar a competitividade do município na atração de empresas e no desenvolvimento de empreendimentos que utilizem energia solar, estimulando a instalação e o desenvolvimento de indústrias de produtos e de materiais utilizados em sistemas de energia solar, bem como dos setores comerciais e dos serviços envolvidos, e consequente geração de empregos e a formação profissional na cadeia produtiva e de serviços relativos aos sistemas de energia solar.

“Com essa proposta, pretendemos ampliar o uso da energia solar térmica, aumentar a segurança e diversificação da matriz energética do município, bem como atrair empreendimentos que utilizem energia solar, buscando trazer sustentabilidade e um novo paradigma na substituição a energias não renováveis e aos objetivos de uma cidade com baixa emissão de carbono. O alto custo do consumo de energia elétrica nos mobiliza a buscar alternativas visando reduzir o impacto ambiental e alternativas mais baratas junto ao sistema hidrelétrico”, explica Thiago Marra.

Fonte: Gabinete do vereador Thiago Marra (PSDB)
Thiago Marra