16 DEZ 2021
EVENTO
Parlamentares participam de evento sobre o futuro de Viracopos e solicitam manutenção de investimentos
O presidente da Câmara de Vinhedo, Nilton Braghetto (PTB); as vereadoras Chris PC (MDB) e Nayla de Souza (PDT) e os vereadores Luiz Vieira (PDT) e Paulinho Palmeira (PODE) participaram do evento “O Futuro de Viracopos”, promovido pelo Conselho de Desenvolvimento da RMC, pelo Parlamento da RMC e Prefeitura de Campinas.
A reunião, realizada na manhã de terça-feira (14) no Royal Palm Plaza Hall, em Campinas, teve a presença do secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann.
O objetivo do evento foi dialogar sobre a operação no Aeroporto de Viracopos, o projeto de expansão e a problemática que envolve a nova licitação, prevista para o segundo semestre de 2022 em razão da devolução da concessão atual justificada pela concessionária Aeroportos Brasil Viracopos – ABV em desequilíbrios no contrato com o governo federal e dívida de R$ 3 bilhões.
“Vários empresários investiram na região contando com a ampliação de Viracopos e uma nova licitação alterando os projetos pode comprometer o planejamento destas empresas, causando prejuízo para a geração de emprego e renda nas nossas cidades. Precisamos estar atentos a isso”, explica o presidente da Câmara de Vinhedo, Nilton Braghetto.
No novo edital que está sendo elaborado pela União, há redução nas dimensões da expansão, o que prejudica a realização do conceito inicial de “Aeroporto Cidade”; elimina do projeto a construção da terceira e quarta pistas e outros investimentos que poderiam, juntos, estimular a geração de 140 mil empregos na região ao longo dos próximos anos de concessão do aeroporto.
O vereador Luiz Vieira ressaltou que desenvolvimento implica ampliação do bem-estar das pessoas respeitando os limites biofísicos do meio ambiente e questionou “quais seriam as ações socioambientais previstas na ampliação do aeroporto, considerando as pessoas que vivem em seus entornos e, também, quais seriam os impactos ambientais na região”.
O vereador Paulinho Palmeira também apresentou suas considerações destacando principalmente a necessidade de conectividade do aeroporto e a importância da duplicação completa da Rodovia Miguel Melhado Campos. “Importante que se faça também investimento para a adequação das rodovias locais que permitem o acesso ao aeroporto de Viracopos, pois não basta o transporte aéreo ser rápido, é preciso que a conectividade com as empresas e passageiros, por via terrestre, também seja eficiente e segura. Nesse sentido, ressalto a importância da duplicação integral da Rodovia Miguel Melhado Campos”, comentou o vereador.
O secretário nacional de Aviação Civil apresentou o estágio do aeroporto, abordando a sua evolução patrimonial, a equação econômico-financeira, a capacidade e demanda do terminal, as fases de expansão e as etapas de solução para o impasse atual. O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Saggioro Glanzmann explicou que os estudos do Governo Federal consideram a instalação de uma nova pista de pouso e decolagem paralela e independente em relação à pista atual. "Esse sistema de pistas é capaz de processar cerca de 458 mil movimentos de aeronaves anualmente; hoje o aeroporto opera cerca de 100 mil movimentos/ano", afirmou Glanzmann.
Segundo o Ministério da Infraestrutura, as considerações obtidas com o debate serão enviadas para análise da ANAC – Agência Nacional de Aviação Civil a fim de que possam ser consideradas na redação final da minuta de contrato.
Participaram o presidente do Parlamento da Região Metropolitana de Campinas - RMC, vereador Zé Carlos (PSB), da Câmara de Campinas; presidentes de Câmaras e parlamentares de diversas cidades da região; os prefeitos de Campinas, Dário Saadi (REPUB); de Ribeiro Preto, Duarte Nogueira (PSDB), e de Limeira, Milton Botion (PSD); além lideranças públicas e privadas, como representantes do Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e de diversos setores produtivos.

Fonte: Comunicação Institucional CMV