11 NOV 2021
Rodrigo Luglio apresenta projeto de Lei para conscientização de idosos contra fraudes

Entrou no expediente da 37ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 08, o projeto de Lei nº 144/2021, de autoria do vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade), que pretende instituir a Semana Municipal de Conscientização de Idosos contra Fraudes no Comércio Eletrônico e Instituições Financeiras.

A ideia consiste em realizar a semana de conscientização, anualmente, a partir do dia 1º de outubro, que é a data em que se celebra o Dia Internacional do Idoso. A semana tem por finalidade a reflexão e a conscientização sobre o tema, por meio da promoção da distribuição de materiais informativos, palestras e outras atividades que a Prefeitura pode desenvolver junto às secretarias competentes.

De acordo com dados apresentados pelo parlamentar, desde o início da pandemia da Covid-19 o volume de transações no comércio digital cresceu 80%, de mesmo modo que as operações bancárias feitas por pessoas físicas pelos canais digitais, como sites e aplicativos, somaram 74% das movimentações em abril de 2020, apenas um mês após o início da quarentena e das medidas de isolamento social. Junto a essa crescente adesão aos serviços digitais, muitos idosos começaram a utilizar e-commerce e operações financeiras eletrônicas, porém, pela falta de conhecimento e prática com plataformas digitais, muitos foram vítimas de golpes. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN), durante a pandemia houve um aumento de 60% em tentativas de golpes financeiros contra idosos.

Durante a fase de Explicação Pessoal na 37ª Sessão Ordinária, Rodrigo Luglio comentou sobre o projeto. “Nessa noite entrou em tramitação o projeto de Lei nº 144/2021, de minha autoria, que pretende instituir a Semana de Conscientização de Idosos contra Fraudes no Comércio Eletrônico e Instituições Financeiras. Sabemos que desde o início da pandemia o volume de transações no comércio digital cresceu muito, assim como as operações bancárias eletrônicas. Essa situação acabou levando os idosos a essa nova realidade e, infelizmente, muitos foram vítimas de golpes. Assim sendo, o objetivo dessa proposta é justamente orientar os idosos para que não mais caiam nesses golpes e, para tanto, peço o apoio dos demais parlamentares para aprovarmos essa medida”.

Fonte: Gabinete do vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade)
Rodrigo Luglio