08 NOV 2021
Luiz Vieira comenta desafios da COP26 e suas implicações para Vinhedo

Tema foi pauta do vereador na exposição pessoal da última Sessão Ordinária, que aconteceu na noite da última segunda-feira, 03/11

Abordando os temas sustentabilidade, ecologia e a necessidade de um desenvolvimento que seja genuinamente sustentável, o vereador Luiz Vieira (PDT) destacou que, no dia 31 de outubro, em Glasgow, na Escócia, teve início a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2021, também conhecida por COP26.

Esse evento, que vai durar até o dia 12 de novembro, pode ser resumido como um encontro de líderes mundiais, representantes de governos, empresas, ONGs e pesquisadores para decidir nosso futuro. Por isso, a mensagem deixada pelo parlamentar foi a seguinte: “chegou a hora da verdade para a ação climática”.

Ainda de acordo com o vereador, em escala local, especialmente nos municípios, todos devem seguir trabalhando pelo desenvolvimento sustentável: “Tudo que fazemos aqui na Câmara, ou o que fazem na Prefeitura e em outras esferas locais de poder, sejam decisões positivas ou negativas, interferem na Vinhedo e no mundo que deixaremos para aqueles que ainda nem nasceram. Vivemos em uma cidade com alto número de carros por habitante, que observou um grande crescimento em sua área urbana nos últimos anos, destruindo matas nativas e soterrando nascentes, que tem se impermeabilizado cada vez mais, pressionado a fauna, exaurindo a água, tudo isso em nome de um pretenso desenvolvimento”.

E continuou, “no entanto, o desenvolvimento é, ou deveria ser, muito mais que isso. Vinhedo só será realmente desenvolvida quando todas as pessoas tiverem saúde, educação, acessibilidade e igualdade de oportunidades, sem que isso destrua a natureza e consuma recursos naturais de forma desproporcional, não permitindo que os ecossistemas naturais se regenerem”.

Para complementar, Luiz Vieira destacou que a pandemia teve papel preponderante para a construção de uma nova consciência. “Isso se estende ao mundo, que vive essas contradições, que foram aumentadas ainda mais pela pandemia da Covid-19, mas que, hoje, tem a chance de mudar essa realidade”.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira