27 OUT 2021
MEIO AMBIENTE
Luiz Vieira sugere projeto-piloto de pavimentação ecológica na Rua Cruzeiro do Sul

A Rua Cruzeiro do Sul, no bairro Mirante das Estrelas, há anos carece de pavimentação. Na Câmara Municipal de Vinhedo, somam-se mais de 20 proposituras relacionadas à necessidade de infraestrutura nesse logradouro, sendo a mais antiga delas, dos anos 1990.

Ao mesmo tempo, sabe-se que, no Brasil, a prática mais comum a ser escolhida para as pavimentações de ruas é o asfalto. Esse material é derivado da destilação de petróleo e sua ampla utilização tem como consequência a absorção de raios solares que causam elevação de temperatura nos centros urbanos. Além disso, a impermeabilização do solo asfaltado prejudica o escoamento de água, aumentando o risco de enchentes.

Sendo assim, e considerando a necessidade de harmonização entre ambiente e sociedade, natureza e meio urbano, o vereador Luiz Vieira (PDT), por meio de uma Moção de Apelo, solicitou a elaboração de um projeto-piloto de pavimentação ecológica como solução para uma parte do problema na referida via. A propositura teve como coautora a vereadora Nayla de Souza (PDT).

Nas últimas décadas, os pavimentos de concreto intertravados e outras alternativas ambientalmente sustentáveis avançaram no mercado de construção brasileiro, se tornando cada vez mais utilizados como soluções de pavimentação em obras de praças, parques, calçadas, complexos esportivos e estacionamentos. Porém, a tendência é que os materiais saiam de áreas de baixo movimento e tomem as ruas, substituindo o asfalto nas vias urbanas.

“Com mais esta propositura, sigo na esperança de que a Prefeitura de Vinhedo caminhará em direção à construção de uma cidade efetivamente forte e sustentável, na qual esse mote seja traduzido em políticas públicas ”, complementou Luiz Vieira.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira