22 OUT 2021
MEMÓRIA LEGISLATIVA
73 anos da Emancipação Política e Administrativa de Vinhedo

Há 73 anos o até então distrito de Rocinha se emancipava de Jundiaí, por meio de um longo processo de Emancipação Política-Administrativa, o qual continha todas as exigências legais necessárias para a emancipação da nova cidade.

Esse processo contou com plesbicito junto à população de Rocinha para confirmar a vontade emancipadora da comunidade, a avaliação desse plesbicito pela Comissão de Estatística da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, uma série de trabalhos da Comissão Pró-municipalização de Rocinha, pleitos junto ao então governador do Estado de São Paulo e outros trabalhos devidamente documentados no processo disponibilizado à população vinhedense no Projeto Memória Legislativa, da Câmara de Vinhedo.

O grupo de emancipadores era liderado pelo médico Abrahão Aun, e composto por Alcides Guarido, Aristides de Paula, Antônio Medeiros Júnior, Antônio Elias, Antônio Vendramini, Agenor de Mattos, Antônio Zechin, Antônio Maria Torres Filho, Milton de Souza Meirelles, Monsenhor Favorino Carlos Marrone, Carmelo Consolo, Humberto Pescarini, Henrique de Barros Leite, Júlio Francisco de Paula, Jacob Matenhauger, Gumercindo Rocha, Luiz Rotella, Manoel de Sá Fortes Junqueira Júnior, Manoel Fernandes, Odilon de Souza e Epiphânio Salustiano de Souza.

O plebiscito foi marcado para 24 de outubro de 1948, plenamente democrático e simples, onde todos podiam votar. Eram homens e mulheres acima de 18 anos, que viviam no Distrito, no mínimo há dois anos.

Dos 1.666 eleitores que compareceram à votação, 1.563 lutaram pela emancipação, oficializada no mês de dezembro do mesmo ano.

Somente depois, em 2 de abril de 1949, aconteceu a escolha do primeiro prefeito, tendo como candidato único, o médico Abrahão Aun.

A 1ª Legislatura da Câmara, por sua vez, tomou posse em 02 de Abril de 1949, e durou até 1º de Abril de 1953, composta pelos seguintes vereadores: Milton Ferreira de Souza Meirelles, Antônio Medeiros Júnior, Belmiro Niero, Alcides Guarido, Gilberto Ajjar, José Bággio, Francisco Bossi, Nicolau Finamore, Agenor de Mattos, Romeu Corazzari, Paulo Storani, Ângelo Pescarini, Luiz Rotella e Carmelo Consolo (único suplente a assumir cadeira na 1º Legislatura).

Fonte: Comunicação Institucional CMV