19 OUT 2021
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Luiz Vieira propõe parceria com vereadores de Campinas pela duplicação da Vinhedo-Viracopos

Tema foi abordado pelo parlamentar na 34ª Sessão Ordinária

A Rodovia Engenheiro Miguel Melhado Campos (SP-324), popularmente conhecida como “Rodovia Vinhedo-Viracopos”, é uma importante ligação do município para o Aeroporto Internacional, cruzando, também, a Rodovia Anhanguera (SP-330), a Rodovia dos Bandeirantes (SP-348) e a Rodovia Santos Dumont (SP-75), sendo percorrida por milhares de motoristas todos os dias.

Essa é a única rodovia da região com pedágio e não privatizada, ou seja, ela é administrada pelo governo do Estado de São Paulo. De acordo com informações oficiais, sua praça de pedágio arrecadou cerca de R$ 14,5 milhões somente durante o ano de 2020.

A despeito disso, a via tem pista simples em todo o percurso e tem registrado dezenas de acidentes, muitos deles fatais, todos os anos. Existe a previsão de duplicação, conforme publicação de edital em agosto de 2021, no entanto, apenas no trecho que fica na cidade de Campinas, excetuando-se o perímetro de Vinhedo, em que foram contabilizadas 76 mortes, no período entre 2000 e agosto deste ano.

Sendo assim, o vereador Luiz Vieira (PDT) encaminhou um ofício endereçado a todos os gabinetes da Câmara Municipal de Campinas, solicitando que os parlamentares das duas cidades trabalhem juntos para incentivar o Poder Executivo estadual e a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo a considerarem a possibilidade de duplicação da rodovia em sua totalidade.

“Diante da situação de calamidade, fiz um apelo às (aos) nobres pares de Campinas para que consigamos unir forças para pressionar o governo do Estado de São Paulo a realizar essa obra de grande importância para todos os moradores e motoristas que trafegam diariamente por essa rodovia, de maneira a incrementar a segurança dessas pessoas e permitir uma viagem tranquila de Vinhedo à região do Aeroporto Internacional”, complementou Luiz Vieira.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira