19 OUT 2021
ADMINISTRAÇÃO
Câmara de Vinhedo recebe selo de certificação do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
A Câmara de Vinhedo recebeu o selo de certificação pela adesão ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção – PNPC, uma ação sob coordenação do Tribunal de Contas (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU). A adesão ao programa foi realizada por determinação do presidente Nilton Braghetto (PTB) e efetivada por meio do sistema e-Prevenção.
“Fizemos questão de aderir ao programa pois consideramos fundamental que a gestão pública seja transparente, responsável e eficiente”, explica o presidente Nilton Braghetto.
Para o presidente do Legislativo vinhedense, a adesão ao PNPC é uma forma de aprimorar ainda mais os processos de gestão desta Casa, uma vez que o fornecimento dos dados no sistema e-Prevenção permite detectar oportunidades de melhorias.

Programa Nacional de Prevenção à Corrupção
O Programa Nacional de Prevenção à Corrupção é uma iniciativa da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), executada pelas Redes de Controle da Gestão Pública dos 26 estados e do Distrito Federal, com a coordenação do Tribunal de Contas da União (TCU) e da Controladoria Geral da União (CGU).
O Programa é voltado a todos os gestores das organizações públicas (das três esferas de governo e dos três poderes em todos os estados da federação) e tem o objetivo de reduzir os níveis de fraude e corrupção no Brasil a patamares similares aos de países desenvolvidos.
Por meio de uma plataforma de autosserviço on-line contínua, o gestor tem a oportunidade de avaliar sua instituição, descobrindo previamente os pontos mais vulneráveis e suscetíveis a falhas. A partir desse diagnóstico, ele terá acesso a um plano de ação específico que apresentará sugestões e propostas adequadas às necessidades da sua entidade.
O Programa oferece ainda orientações, treinamentos e modelos, além de dispor de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção.
O programa tem ainda o apoio da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci) e do Instituto Rui Barbosa (IRB).
Saiba mais: www.rededecontrole.gov.br

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo