15 OUT 2021
MEIO AMBIENTE
Luiz Vieira, Nayla de Souza e Chris PC enviam projeto de Lei para criação do “IPTU Verde”

Considerando que o desenvolvimento sustentável tem como premissa “agir localmente, pensando globalmente”, e que uma das maneiras para se alcançar esse ideal é a internalização de práticas sustentáveis no âmbito municipal, o vereador Luiz Vieira (PDT) e as vereadoras Nayla de Souza (PDT) e Chris PC (MDB) protocolaram o Projeto de Lei nº 141/2021, que visa instituir o chamado “IPTU Verde” em Vinhedo.

Essa medida busca reduzir proporcionalmente o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) mediante a adoção de alternativas sustentáveis em residências, como sistema de captação da água da chuva, sistema de reuso de água, sistema de aquecimento hidráulico solar, sistema de geração de energia solar fotovoltaica, sistema de geração eólica, construção com materiais sustentáveis e construção de calçadas ecológicas.

Já adotada em várias cidades do Estado de São Paulo e do Brasil, a iniciativa se propõe a contribuir para a conquista de um meio ambiente ecologicamente equilibrado, ao passo que, se aprovada, será decisiva para um incremento no bem-estar humano na cidade.

“A construção civil e a vida nas cidades contribuem em grande parte para a degradação ambiental, da qual o planeta vem sofrendo há décadas, pois são responsáveis por parcela significativa do consumo de recursos naturais e pelo descarte de materiais que, ainda hoje, não são reaproveitados. Contrapondo a atual emergência climática e a fartura de soluções sustentáveis na arquitetura, entendemos que, com o ‘IPTU Verde’, faremos o Poder Público se movimentar para oferecer respostas aos desafios socioambientais que vivemos atualmente e para incentivar atitudes sustentáveis em nosso município”, explicou Luiz Vieira.