07 OUT 2021
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Rodrigo Luglio apresenta minuta de Projeto ao Executivo que prepara Vinhedo para receber a tecnologia 5G

Na manhã desta quinta-feira, 07, o vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade) se reuniu com o prefeito Dario Pacheco, o secretário de Governo, Jorge Torrezin, o controlador do município, Eduardo Pacheco, e com o procurador geral do município, Edulo Wilson Santana, para apresentar pessoalmente indicação de sua autoria que encaminha minuta de projeto de Lei à Prefeitura sobre o estabelecimento de normas para implantação e compartilhamento da infraestrutura 5G.

No final do mês passado o conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a minuta final do edital de licitação para a nova geração de internet no Brasil, com tecnologia 5G. O leilão está marcado para o dia 4 de novembro.

O 5G, nova geração de internet móvel, promete conexão com mais velocidade, avanços de tecnologias e a possibilidade de ligar muitos objetos à internet ao mesmo tempo.

“Com essa nova tecnologia será possível o funcionamento de carros autônomos, casas e cidades inteligentes, indústria 4.0, com automação robótica de processos, o agro conectado, com chips em rebanhos e monitoramento de lavouras capazes de medir fertilidade e umidade do solo em tempo real, o avanço na telemedicina e nas cirurgias remotas, cada vez mais demandas, entre outras coisas”, destaca o vereador.

De acordo com a Anatel, a previsão é de que o 5G funcione nas 26 capitais do Brasil e no Distrito Federal em já em julho de 2022. Para todas as cidades do Brasil com mais de 30 mil habitantes, o prazo é julho de 2029. Após o leilão, as operadoras vencedoras terão de investir em infraestrutura para oferecer a conexão.

“É muito importante nosso município estar preparado para receber essa evolução tecnológica, este projeto prepara Vinhedo para receber a tecnologia 5G e podemos assim sair na frente neste quesito” conclui Rodrigo Luglio.

Fonte: Gabinete do vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade)
Rodrigo Luglio