01 OUT 2021
TRANSPORTE E TRÂNSITO
Parlamentares testam Bilhete Único implantado pela Prefeitura para o transporte coletivo de Vinhedo
Na manhã desta sexta-feira, 01, o presidente da Câmara de Vinhedo, Nilton Braghetto (PTB), a vereadora Inês da Saúde (MDB) e os vereadores Márcio Melle (PSDB) e Pastor Léo Fernandes (PTB) acompanharam o prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco (PTB) durante trajeto de ônibus do Terminal da Capela até o Terminal Central e, depois, para a Vila João XXIII para teste do sistema de Bilhete Único, implantando pela Prefeitura e a concessionária Mobilidade Vinhedo (MoV).
O sistema, em funcionamento a partir deste 1º de outubro, confere economia e facilidade para o dia a dia da população que utiliza o transporte coletivo na cidade. Segundo dados do Executivo, a melhoria deve beneficiar mais de 3,3 mil usuários.
Com o Bilhete Único, o usuário do transporte coletivo passa a contar com uma integração temporal – ou seja, pagará apenas uma passagem e poderá pegar até duas linhas diferentes de ônibus no período de 90 minutos. O benefício não é válido para o retorno do usuário na mesma linha. A integração é válida para os usuários que utilizam os seguintes cartões da família MoV:  cartão Comum, Escolar e Vale-Transporte e Social.
“Ficamos muito felizes com a novidade e temos certeza que a população também. Hoje o gasto com o transporte público ocupa uma parte da renda da população e o que pudermos fazer para diminuir esse custo, tem nosso total apoio”, reforçou o presidente Nilton Braghetto.
“A integração temporal agora é uma realidade em Vinhedo. Essa passagem a mais está sendo paga pela Prefeitura. É uma maneira de contribuirmos com o dia a dia das pessoas que utilizam o transporte coletivo. Já melhoramos a qualidade dos ônibus, agora precisamos colocar mais viaturas e mais horários. Mais uma ação do nosso plano de governo que foi cumprida”, destacou dr. Dario Pacheco.

Bilhete Único
Para fazer qualquer um dos cartões MoV o usuário precisa comparecer a um dos pontos de atendimento (confira abaixo) ou, no caso do Vale-Transporte, ele também pode comprar pelo site da operadora: https://mobilidadevinhedo.com.br/cartoes-mov/.
O Cartão Escolar é destinado ao atendimento de estudantes matriculados nas redes de Ensino Fundamental e Médio e garante um desconto de 50% em relação à tarifa vigente no município. O aluno precisa comparecer aos postos de atendimento da operadora, munido de RG e CPF, comprovante de residência e atestado de matrícula/frequência original. No local é feita a coleta de imagem e de dados biométricos do estudante e o bilhete é entregue em até cinco dias úteis.
Já o Cartão Comum é destinado ao público em geral e o cadastro também é feito nos pontos próprios de atendimento MoV. Para fazê-lo, basta estar munido de documento de identificação oficial com o número do CPF. O Cartão Comum é entregue na hora, após a finalização do cadastro e a efetivação da primeira compra obrigatória de créditos no valor de R$ 20,00 (vinte reais).
Em Vinhedo, o valor da tarifa é R$ 4,70, sendo que a Prefeitura paga mais R$ 1,10 de subsídio.

Para vendas e cadastro, basta procurar um dos pontos abaixo:
1)         Terminal Rodoviário Antônio Zechin, na Avenida Independência, 5.555, no Centro - Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h50, com pausa para almoço entre 12h e 13h.
2)         Terminal Rodoviário Verônica Briski Von Zuben, na esquina das ruas Alaor Ciene com a Nossa Senhora de Lourdes, no bairro Capela - Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h50, com pausa para almoço entre 12h e 13h.

Venda de créditos Cartão Comum:
Banca da Capela, na Rua Alaor Cieni, 500, no bairro da Capela - Horário de Funcionamento: segunda a sexta, das 6h às 14h; e sábados, das 7h às 13h30.

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo