30 SET 2021
Vereadora Inês da Saúde propõe Mutirões e controle para evitar faltas

Mais exames, mais consultas, com conscientização sobre a importância de avisar caso não possa comparecer: estes são os objetivos centrais de alguns projetos apresentados pela vereadora Inês da Saúde (MDB) nesta semana, de forma a contribuir com o atendimento das demandas reprimidas de exames e consultas que, durante a pandemia, foram prejudicadas no atendimento. A Prefeitura de Vinhedo, inclusive, já iniciou os mutirões de saúde no último sábado, e deve intensificar nos próximos dias, alinhado à proposta apresentada pela vereadora Inês. No entanto, o número alto de pessoas que deixaram de comparecer prejudicou o atendimento.

“É fundamental que possamos ampliar estes mutirões para atender pacientes que aguardam, por exemplo, cirurgias de catarata, exames como tomografia, colonoscopia, endoscopia e ressonância”, afirmou a vereadora Inês da Saúde em moções apresentadas nesta semana.

Sobre as faltas, que prejudicam o atendimento, a vereadora Inês da Saúde propôs à Prefeitura que estude, junto à Central SIM e aos investimentos tecnológicos e em sistemas da Prefeitura, a viabilidade de implantar uma confirmação, entre 48 a 72 horas antes do exame, por meio de aplicativos de mensagens, como Whatsapp, para que a pessoa possa confirmar sua presença de forma eletrônica e, em caso de alguma necessidade de alteração, já possa indicar nesta resposta, de modo que a Saúde tenha tempo hábil para chamar outras pessoas que aguardam nas filas.

“Entendemos que há imprevistos, porém o número de ausentes no último sábado foi espantoso, superior a 25%. Portanto, é importante criarmos mecanismos para a confirmação destas agendas e que a Secretaria de Saúde possa chamar outros pacientes, em casos de negativa de quem está agendado, em tempo hábil, para atender quem de fato está precisando e de forma rápida”, complementou a vereadora Inês da Saúde.

Telemedicina vem por aí

A vereadora Inês da Saúde aguarda para que, em breve, sua proposta de implantação de telemedicina na rede municipal de saúde possa iniciar. A Prefeitura já sinalizou de forma positiva com a implantação do projeto que será fundamental, por exemplo, para atender ainda mais consultas e, assim, reduzir a espera e a demanda por consultas na cidade.

Fonte: Gabinete da vereadora Inês (MDB)
Inês Diogo