28 SET 2021
Parlamentares prestigiam viagem inaugural do Expresso Vale das Frutas
Na sexta-feira, dia 24, o presidente da Câmara de Vinhedo, Nilton Braghetto (PTB), as vereadoras Chris PC (MDB), Inês da Saúde (MDB), Nayla de Souza (PDT) e os vereadores Luiz Vieira (PDT), Márcio Melle (PSDB), Pastor Léo Fernandes (PTB), Paulinho Palmeira (PODE) e Val Souza (Republicanos) participaram da viagem inaugural do Expresso Vale das Frutas, uma atração turística idealizada pelo Vale das Frutas Convention & Visitors Bureau, num passeio de trem que liga Valinhos, Vinhedo e Louveira.
Na Estação Ferroviária de Vinhedo, local de embarque das autoridades municipais, a Prefeitura de Vinhedo organizou uma bela apresentação da Corporação Musical de Vinhedo. A solenidade oficial foi realizada na Estação Ferroviária de Valinhos e teve a presença de diversas autoridades e convidados, entre eles o prefeito de Vinhedo, dr. Dario Pacheco; a prefeita Lucimara Godoy, de Valinhos e o prefeito de Louveira, Estanislau Steck.
O passeio abrange um trecho da primeira linha da Companhia Paulista de Estrada de Ferro, que ligava Jundiaí a Campinas, trajeto utilizado nos últimos anos apenas para a passagem de carga. Durante o percurso, os passageiros poderão imergir na história e na cultura da região, passando por antigas instalações, inclusive as estações ferroviárias centenárias de Vinhedo, Louveira e Valinhos, tombadas como patrimônio histórico de São Paulo.
Os carros do Expresso Vale das Frutas são de momentos e propostas variados. O mais antigo é de 1952 e atendia justamente a Companhia Paulista de Estrada de Ferro. Há alguns diferentes, como o de 1962 que foi adaptado em 1995 para virar um bar, com distribuição informal de bancos e mesas e espaço para a oferta de bebidas. Já o Caboose, de 1973, diferencia-se por ter duas varandas, com bancos abaixo de uma cobertura com toldo. Também está incluído um vagão adaptado para o transporte de passageiros com bicicletas.
O Expresso Vale das Frutas tem como principal objetivo apresentar o potencial turístico da região, interligando as três cidades e dando apoio aos produtores do agronegócio regional e associações assistenciais regionais, oferecendo roteiros com gastronomia, hotelaria e outras atividades.
O roteiro é temporário, com viagens até 12 de outubro, de sexta-feira a domingo. Os ingressos custam de R$ 65 a R$ 98, com vendas dos trechos exclusivamente pelo site oficial https://appticket.com.br/expresso-vale-das-frutas

Fonte: Comunicação Institucional da Câmara Municipal de Vinhedo