17 SET 2021
MANUTENÇÃO URBANA
Luiz Vieira sugere organização da fiação aérea no Programa “Vinhedo de Cara Limpa”

É certo que há um descontrole da situação envolvendo a fiação aérea nos postes de Vinhedo, onde os fios permanecem por longo período caídos sobre calçadas, ruas e avenidas, ou improvisadamente amarrados a portões e árvores, não havendo uma rápida solução do problema, além de oferecerem riscos à vida humana e à de animais, tendo em vista a possibilidade de acidentes.

Esta não é uma situação pontual e isolada, mas, sim, um problema crônico e estrutural enfrentado pelo município. Sendo assim, o vereador Luiz Vieira (PDT) entrou em contato com todos os atores envolvidos, como Prefeitura de Vinhedo, CPFL, empresas prestadoras de serviços de telecomunicações e até mesmo o poder público de municípios que enfrentaram o mesmo desafio, e encontraram alternativas para remediá-lo.

Ficou evidente que apenas uma ação em conjunto pode oferecer o desfecho esperado, com a remoção dos cabos excedentes e a organização da fiação aérea em uso. Sendo assim, após reunião com a Secretaria de Serviços, o parlamentar encaminhou a Moção de Apelo nº 517/2021, solicitando à Prefeitura que considere a possibilidade de acrescentar, no Programa “Vinhedo de Cara Limpa”, a verificação da fiação aérea nos bairros contemplados por essa política pública e, consequentemente, a notificação da companhia de energia e das empresas prestadoras de serviços de telecomunicações para que retirem a fiação excedente. A propositura também foi assinada pela vereadora Nayla de Souza (PDT).

“É de suma importância a inclusão dessa pauta no ‘Vinhedo de Cara Limpa’, que é um programa permanente de limpeza e manutenção. Isso contribuirá para o atingimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3, 11 e 17, da Agenda 2030”, destacou Luiz Vieira.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira