01 SET 2021
MEIO AMBIENTE
Luiz Vieira solicita ações de mitigação e adaptação às mudanças climáticas em Vinhedo

Parlamentar abordou o tema durante a 27ª Sessão Ordinária

Ainda na semana passada, na quarta-feira, dia 24 de agosto, o vereador Luiz Vieira (PDT) promoveu a live "Mitigação e adaptação às mudanças climáticas: como Vinhedo pode agir?", com a participação da Dra. Fabiana Barbi, pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM), da Unicamp. A transmissão foi promovida como parte das comemorações do Dia Internacional da Juventude.

"A mensagem é muito clara: já passou da hora de termos políticas para mitigação, adaptação e resiliência às mudanças climáticas em Vinhedo. Muitas pessoas podem até questionar isso, dizendo que se trata de um assunto global, que não tem ligação com o que acontece na cidade, mas esse é um grande engano", afirmou o parlamentar ao comentar sobre a live, durante a 27ª Sessão Ordinária, realizada na última segunda-feira, 30 de agosto.

Luiz Vieira enfatizou que Vinhedo contribui, guardadas as devidas proporções, para as mudanças climáticas, uma vez que é uma cidade com elevadíssimo número de carros por habitantes e com crescimento do perímetro urbano de forma acelerada.

"Nós já sabemos que o aumento da frequência e da intensidade dos eventos extremos que estamos vendo em tantas partes do mundo, como tempestades, enchentes, furacões, ciclones, secas prolongadas, ondas de calor e frio extremo, está relacionado às mudanças climáticas causadas pela ação dos seres humanos. Em Vinhedo, além de contribuirmos, proporcionalmente, para as mudanças climáticas, devido ao alto número de carros por habitante – emitindo gás carbônico na atmosfera – às pressões que vemos em áreas verdes, em Áreas de Preservação Permanentes e em tantas outras regiões que podem comprometer a biodiversidade e a regeneração da natureza em nosso território, nós também estamos vulneráveis às consequências desses fenômenos climáticos extremos. Por exemplo, o córrego Pinheirinho, que teve os seus entornos completamente urbanizados no trecho do Centro, historicamente transborda. Se há um aumento no número de chuvas torrenciais por ano, na média, isso significa que teremos ainda mais transtornos, colocando até mesmo vidas humanas em risco nos próximos anos", explica.

Os problemas no abastecimento na cidade também foram destaque do vereador, que alerta quanto à iminente crise hídrica que se agravará na região.

"Os municípios vizinhos já estão a um passo de adotarem o rodízio de abastecimento, como aconteceu na crise hídrica de 2014, e Vinhedo não é diferente. Cronicamente nós temos o problema da falta de água, com uma média de 300 dias de sol por ano. Se as secas extremas também se tornarão mais frequentes, então nossa cidade poderá ser impactada, agravando ainda mais essa situação. O meu mandato continuará trabalhando esse tema, elaborando propostas, moções, indicações, minutas de Decretos e buscando caminhos para que esse assunto seja central nas políticas públicas daqui para frente, inclusive dando continuidade ao que foi iniciado por mim na Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, em janeiro deste ano", concluiu.

Fonte: Gabinete do vereador Luiz Vieira (PDT)
Luiz Vieira