26 AGO 2021
INCLUSÃO DIGITAL
Nayla de Souza elabora projeto de Lei para garantir conectividade nas escolas

PL da Conectividade estabelece diretrizes para ampliação da inclusão digital nas escolas públicas

Nesta quinta-feira, 26 de agosto, a vereadora Nayla de Souza (PDT) protocolou o PL da Conectividade, um projeto de Lei para ampliar a inclusão digital e o acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) nas escolas públicas de Vinhedo. O vereador Luiz Vieira (PDT) é co-autor do projeto.

O PL da Conectividade foi inspirado em projetos de Lei semelhantes que foram aprovados em municípios vizinhos. Além disso, ele foi construído a partir de dados coletados pelo requerimento de informações nº 117/2021 e pela audiência pública sobre Políticas Públicas de Inclusão Digital, realizada pela Comissão de Legislação Participativa, da qual a vereadora Nayla é presidenta.

"A resposta ao requerimento e a audiência nos permitiram conhecer os dados reais do acesso às tecnologias por parte de estudantes da rede pública. A partir do levantamento, é possível estimar que cerca de 2,91% dos estudantes da rede municipal de ensino não têm acesso à internet. Já entre os que têm acesso, cerca de 50,92% dos estudantes costumam acessar os conteúdos digitais escolares por meio do celular da família, e 21,82% por meio do computador da família. Em visitas técnicas que fiz recentemente às escolas, recebi relatos de gestoras (es) preocupadas (os) com a realidade de famílias em que as crianças precisam revezar o mesmo celular, sendo prejudicadas", disse a vereadora Nayla.

A vereadora ainda destacou uma informação levantada pelo Coletivo Consulta Pública. "Na audiência do dia 30 de junho, o Coletivo Consulta Pública realizou uma apresentação de dados do SAEB/INEP 2019 expondo que aproximadamente 25% dos estudantes de educação básica de Vinhedo estavam inseridos em faixas socioeconômicas que não têm acesso às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Essa realidade é muito preocupante. Já existem políticas de inclusão digital sendo realizadas pela Prefeitura de Vinhedo, como expôs a secretária de Educação na mesma audiência. O PL da Conectividade busca estabelecer diretrizes para ampliarmos essas políticas e garantirmos, em um futuro próximo, a inclusão plena", concluiu a vereadora.

Fonte: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)
Nayla de Souza