17 AGO 2021
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Pastor Léo Fernandes destaca planejamento da municipalidade para o acolhimento e ressocialização de pessoas em situação de rua

O vereador Pastor Léo Fernandes (PTB) apresentou durante a 25ª Sessão Ordinária, realizada nessa segunda-feira, 25, o planejamento da municipalidade para o serviço de acolhimento e ressocialização das pessoas em situação de rua.

“Temos conversado com a secretária de Assistência Social, Cris Mazon, sobre as pessoas em situação de rua. A casa de abrigo, situada na Estrada da Capela, embora tenha atendido a demanda até o momento, não é o melhor local nem o mais qualificado para atender às pessoas em situação de rua, pois na forma em que trabalha não se é promovida a reinserção desses indivíduos à sociedade”, destacou o vereador.

A fim de atingir esse objetivo de ressocialização, a Secretaria de Assistência social elaborou plano de trabalho a fim de estabelecer vínculos sociais entre as pessoas em situação de rua, possibilitando a convivência comunitária e finalmente reinserindo cada um deles à sociedade. “A Secretaria realizará plano de trabalho individualizado, proporcionando a independência e inclusão de cada um dos assistidos. Um acordo de forma a permitir o cidadão retomar a sua autonomia”.

Ao incentivar a reinserção, a Secretaria estabelecerá acordos com cada um dos assistidos, que serão reavaliados a cada etapa, para continuar o trabalho de forma transparente e objetiva. A Pasta já lançou cartilha de orientação, e prepara a reestruturação do abrigo para adultos em Vinhedo.

A nova sede será montada em prédio próprio da municipalidade, o que já gerará economia, uma vez que o atual abrigo está instalado em imóvel locado. O novo espaço é maior, permitindo a ampliação da capacidade de atendimento e a construção de nova infraestrutura para a realização de programas futuros.

O vereador Pastor Léo Fernandes, junto ao vereador Mazinho (PSC), conseguiu, ainda no início do ano, o repasse de verbas à Secretaria de Assistência Social, que podem ser aplicadas na reforma e reestruturação do novo abrigo, caso a secretaria assim achar viável.

Fonte: Gabinete do vereador Pastor Léo Fernandes (PTB)
Pastor Léo Fernandes