13 AGO 2021
EDUCAÇÃO
Parlamentares acompanham entrega de computadores adquiridos com apoio de economias da Câmara para a Educação Municipal
Chromebooks destinados às escolas municipais foram locados com R$ 750 mil repassados pelo Legislativo
O presidente da Câmara de Vinhedo, Nilton Braghetto (PTB) e os vereadores Chris PC (MDB), Inês Diogo (MDB), Luiz Vieira (PDT), Márcio Melle (PSDB), Mazinho (PSC), Nayla de Souza (PDT), Pastor Léo Fernandes (PTB), Rodrigo Luglio (Solidariedade), Thiago Marra (PSDB) e Val Souza (Republicanos) acompanharam a entrega de chromebooks destinados às escolas municipais do Ensino Fundamental I e II da Rede Municipal de Educação. A entrega feita pelo prefeito dr. Dario Pacheco (PTB) e pela secretária de Educação, Elisabete Spiguel, na manhã desta sexta-feira, é a primeira e foi realizada à diretora da Escola Municipal Cláudio Gomes, Ana Infanger.
Os Chromebooks (computadores especialmente criados para o acesso à rede) serão utilizados para ampliar as atividades online e conteúdos disponibilizados pelos professores da rede municipal.
Em nome de todos os vereadores, o presidente do Legislativo vinhedense, Nilton Braghetto, ressaltou a importância da parceria entre Câmara e Prefeitura para soluções conjuntas. “Esperamos que as crianças possam aproveitar ao máximo essa tecnologia, cuidando e zelando desse material”.
O prefeito dr. Dario Pacheco fez questão de agradecer o vereador licenciado Rodrigo Paixão (PDT), que, como presidente da Câmara, sugeriu o repasse da verba à Prefeitura. O Chefe do Executivo também explicou a importância do investimento. “A pandemia vai passar, mas a tecnologia é parte indissociável da nossa rotina. Estamos dando um passo importante na Educação de Vinhedo, que tem que ser cada vez mais tecnológica e participativa”.

Investimento
Os equipamentos foram locados com verba de R$ 750 mil repassada pela Câmara Municipal após aprovação, por unanimidade, do Projeto de Lei 28/2021. O repasse visa o aprimoramento das aulas online por meio da locação dos chromebooks, licenças de acesso e carrinhos de recarga, além de controladora. O investimento realizado até o momento totaliza R$ 512 mil e o saldo será utilizado pelo Executivo Municipal para a locação de mais equipamentos para o ano seguinte.
Cada Unidade Educacional de Ensino receberá, neste primeiro momento, 12 chromebooks e um um gabinete de recarga, que também servirá para locomoção dos computadores. Os equipamentos serão utilizados por alunos e professores da Rede Municipal.
Os chromebooks serão configurados pelos profissionais da Central de Formação e Mídias (Ceformi) e entregues gradualmente nas unidades já a partir desta sexta-feira, dia 13.

Chromebooks
Os chromebooks são equipamentos criados especialmente para o acesso à rede. Para isso, os aparelhos vêm com o Chrome OS, um sistema operacional baseado no Linux e no navegador Google Chrome. Depois de fazer o login, é possível acessar os serviços online do Google e a loja Chrome Web Store, onde estão programas para diversas atividades, como jogos, edição de fotos e de texto etc.
Os Chromebooks são pequenos e superleves. Na prática, o grande diferencial está no seu sistema operacional que é focado em serviços na nuvem, ideal para quem precisa navegar na internet, executar aplicativos online e armazenar dados na nuvem.

Fonte: Comunicação Institucional CMV.