10 AGO 2021
COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO URBANO - CDU
Comissão de Desenvolvimento Urbano faz requerimento para investigar denúncia, mas maioria da Câmara reprova

Na última semana, a Comissão de Desenvolvimento Urbano fez sua reunião mensal de agosto, conforme calendário divulgado nas redes sociais da Câmara, e decidiu apresentar o requerimento nº 140/2021, solicitando informações para investigar denúncia de poluição em um córrego da região.

A denúncia foi feita por uma cidadã de outro município, e a Comissão compareceu ao local pois o córrego em questão faz parte da bacia do Rio Capivari, podendo influenciar a qualidade da água de Vinhedo e da região. A visita foi feita em conjunto com um técnico voluntário, que confirmou a suspeita de poluição.

Procurando informações técnicas para qualificar a investigação, a Comissão protocolou requerimento pedindo informações à Sanebavi e às secretarias competentes, a fim de verificar se foi notada qualquer anomalia nas amostras coletadas e, em caso positivo, se foi feita alguma ação corretiva. Entretanto, a maioria dos vereadores negou o pedido do requerimento na última 24ª Sessão Ordinária, realizada ontem, dia 9 de agosto.

"Negar requerimentos de informação é uma medida que considero muito errada. Enquanto vereadora considero o diálogo com as secretarias e autarquias fundamental, tanto que procuro manter contatos constantes com todas e todos os secretários municipais. O requerimento é uma ferramenta que torna as informações públicas, se tratando de transparência e de profissionalismo na construção de políticas públicas," disse a presidenta da Comissão, vereadora Nayla de Souza (PDT).

"Se fosse aprovado, esse requerimento poderia servir como instrumento de investigação em instâncias do Poder Judiciário ou Ministério Público, caso sua apuração seja formalmente solicitada", complementa.

A Comissão também é composta pela vereadora Chris PC (MDB) e pelo vereador Rodrigo Luglio (SD). Além deles, somente os vereadores Luiz Vieira (PDT) e Mazinho (PSC) votaram favoravelmente ao requerimento.

Fonte: Gabinete da vereadora Nayla de Souza (PDT)