07 JUL 2021
Rodrigo Luglio indica implantação de cartão de vacinação digital

Por meio da indicação nº 1.073/2021, o vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade), propõe ao Poder Executivo que realize estudos para implantação do cartão de vacinação digital, a ser disponibilizado em site próprio e aplicativo.

O cartão deverá conter dados referentes à vacinação dos cidadãos vinhedenses, salvos eletronicamente em banco de dados pelas unidades de saúde com acesso à internet, e pela Secretaria Municipal de Saúde. Além disso, o dispositivo também deverá disponibilizar o local, o lote de fabricação, o fabricante e a data de vacinação.

“O cartão de vacinação digital tem como objetivo informatizar os dados constantes do cartão de vacina das crianças e cidadãos que vierem a ser vacinados no município de Vinhedo. Essa tecnologia é muito bem-vinda no atual momento de pandemia em que vivemos, já que os cartões das vacinas contra a Covid-19 são fornecidos no Brasil de forma física e individualizada aos pacientes, sendo comum as pessoas perderem seus cartões ou se esquecerem das datas para a segunda dose, quando necessária. A confecção de um cartão de vacina virtual garante, assim, mais eficiência ao sistema de vacinação, possibilitando maior controle sobre as vacinas ou falta delas”, explica Rodrigo Luglio.

O cartão de vacinação é um documento indispensável a qualquer cidadão durante o momento de vacinação e contém informações de extrema relevância. “As informações constantes no cartão precisam ser preservadas por toda a vida, porém muitas vezes são perdidas por conta do mau uso, armazenamento inadequado ou, então, a mesma pessoa ter várias carteirinhas de vacinação. Devemos utilizar a tecnologia a favor de nossa população”, conclui.

Fonte: Gabinete do vereador Rodrigo Luglio (Solidariedade)
Rodrigo Luglio