06 JUL 2021
SAÚDE
Em reunião solicitada por parlamentares, Executivo, Legislativo e Santa Casa definem melhorias no atendimento da Saúde

Reunião foi agendada pelo vereador Rubens Nunes (PODE), presidente da Comissão de Saúde de Câmara

Na manhã desta segunda-feira, 5, em reunião agendada pelo vereador Rubens Nunes (PODE), por meio de ofício, o Executivo, o Legislativo e a Santa Casa discutiram e definiram importantes melhorias no atendimento na área da Saúde, proporcionando grandes benefícios aos moradores do município. O prefeito de Vinhedo, Dario Pacheco, também participou do encontro, assim como os vereadores Inês Diogo (MDB), Márcio Melle (PSDB), Mazinho (PSC), Pastor Léo Fernandes (PTB), Paulinho Palmeira (PODE), Thiago Marra (PSDB) e Val Souza (Republicanos).

“Diariamente somos cobrados pelos moradores a respeito de questões relacionadas à Santa Casa e também sobre o atendimento como um todo na área da Saúde do município. O intuito com esse encontro foi discutir de maneira propositiva alguns pontos principais e alinhar soluções. Foi uma reunião muito produtiva”, destacou o vereador Rubens Nunes.

Além do vereador Rubens Nunes, que preside a Comissão Permanente de Saúde, Educação, Cultura e Esportes do Legislativo, dos demais parlamentares e do prefeito, participaram da reunião a diretoria da Santa Casa, composta pela provedora Marta Elisa, o administrador Dario Prado, o diretor clínico Dr. João Marcos e o diretor técnico, Dr. Adriano Chitacumula; bem como o secretário de Saúde, Milton Ribolli.

Melhorias

Um dos temas abordados na reunião foi a dificuldade por parte de familiares para obter informações de pacientes internados. A Santa Casa informou que criará um protocolo específico para melhorar e humanizar o atendimento. O hospital destacou, também, que criou uma segunda recepção para atendimento de pessoas sem sintomas gripais, e que o Pronto-Socorro conta agora com ao menos três médicos 24h na urgência.

Foi apresentada também a necessidade de maior integração entre a UPA 24 horas, o PA da Policlínica da Capela e o Pronto-Socorro da Santa Casa, e que os pacientes sejam melhor orientados a respeito do local mais adequado a procurar dependendo de cada situação. Prefeitura e Santa Casa se comprometerem a fazer esse trabalho de forma padronizada, tornando os atendimentos mais rápidos e resolutivos.

Outro tema abordado na reunião foi a prestação de contas do hospital, que será feita presencialmente na Câmara para que todos os vereadores possam ter acesso às finanças da Santa Casa e possam tirar suas dúvidas.

Ainda durante a reunião, o prefeito anunciou a implementação de uma segunda UTI no hospital, com a criação de mais 10 leitos, passando de 18 para 28 leitos, e a criação da Unidade Coronariana no hospital, além da ampliação do Pronto-Socorro e da recepção.

Fonte: Comunicação Institucional | CMV