28 JUN 2021
SERVIÇOS
Tema de moção apresentada pela vereadora Inês da Saúde em abril, prefeito Dario Pacheco recebe confirmação do Poupatempo em Vinhedo

O prefeito Dario Pacheco confirmou, no início da tarde desta segunda-feira, 28, a implantação de atendimento do Poupatempo para a cidade de Vinhedo. O anúncio, oficializado pelo governo do Estado de São Paulo, é uma conquista que foi tema da Moção de Apelo nº 169/2021, de autoria vereadora Inês da Saúde (MDB), apresentada no dia 15 de abril e aprovada por unanimidade em sessão do dia 19 de do mesmo mês.

Na moção apresentada, a vereadora Inês da Saúde já destacava os benefícios do Poupatempo para Vinhedo, entre eles a redução de custos de aluguel com o prédio do DETRAN-SP, que é pago pela Prefeitura, e também os ganhos em agilidade na prestação dos serviços públicos à população com a junção do Poupatempo à Central SIM Vinhedo Digital.

"Parabéns ao prefeito Dario Pacheco por cobrar o Estado e, hoje, receber esta notícia tão importante para Vinhedo. Em nossa moção, já destacávamos a possibilidade de implantar os serviços do Poupatempo do governo do Estado de São Paulo na Central SIM, como emissão de Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Licenciamento de Veículos e Atestado de Antecedentes Criminais, bem como os serviços do DETRAN-SP, que atualmente se encontra em prédio locado pela Prefeitura, reduzindo, inclusive, os custos desta locação", complementou a vereadora Inês da Saúde.

A implantação do Poupatempo será feita em parceria com a Prefeitura de Vinhedo, segundo informações divulgadas pelo governo do Estado. O Poupatempo em Vinhedo deve contar com estrutura moderna e tecnológica, por meio do sistema Balcão Único, em que atendentes multitarefa são treinados para realizar diversos serviços, incluindo os municipais hoje já oferecidos na Central SIM.

“O novo modelo de Poupatempo é mais enxuto, eficiente e com grande capilaridade, graças à integração com o DETRAN-SP. A grande novidade é a inclusão dos serviços municipais, aumentando a oferta”, afirmou Neto Mascellani, Diretor-Presidente do DETRAN-SP.

Além dos serviços do DETRAN-SP, a nova unidade também irá oferecer os serviços do Instituto de Identificação (IIRGD), Ministério Público, da Secretaria Estadual da Educação, além dos serviços municipais conforme citado acima. Atualmente, cerca de 80% dos atendimentos do Poupatempo são por meio das plataformas digitais. Entre os serviços online mais procurados estão a pesquisa de pontuação, habilitação, licenciamento, as funcionalidades da vacinação contra a COVID-19, além da emissão do atestado de antecedentes criminais, consulta de IPVA, entre outros.

Fonte: Gabinete da vereadora Inês (MDB)
Inês Diogo