04 MAI 2021
DIREITOS HUMANOS
Rodrigo Paixão debate regulamentação da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista em Vinhedo

Diálogo ocorreu em reunião virtual com membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência

O presidente da Câmara de Vinhedo, vereador Rodrigo Paixão (PDT) participou de reunião com membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) para dialogar sobre a regulamentação no município de Vinhedo da Lei Federal 13.977/2020, que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea).

“A norma, publicada em 2020, visa garantir prioridade de atendimento às pessoas com o transtorno do espectro autista em serviços, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social, contudo, ainda não há regulamentação em Vinhedo”, explica o presidente Rodrigo Paixão.

De acordo com a Lei 13.977/2020, a Ciptea deve ser expedida pelos órgãos que executam a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, mas para isso ocorra em Vinhedo é necessário regulamentar o procedimento no município.

Segundo participantes do Conselho, a regulamentação é necessária para estipular documentos e informações a serem fornecidos para a emissão da carteira, além de determinar o local responsável pelo acolhimento dos interessados e emissão do documento.

“A solicitação dos membros do Conselho Municipal é para que Vinhedo cumpra as disposições legais. Tratando-se de norma federal e regulamentação própria do Executivo, enquanto presidente do Legislativo encaminharei Moção solicitando a atenção à lei e providências para o serviço”, concluiu Rodrigo Paixão.

Participaram da reunião virtual Viviane Maria Missio (presidente do CMDPCD), Célia Regina Salgueiro Oliveira (LarCAB) e Veriam dos Santos Bassan (Ceivi).

A Moção de Apelo registrada pelo gabinete do presidente da Câmara será encaminhada ao prefeito municipal após deliberação em plenário.

Fonte: gabinete da presidência | vereador Rodrigo Paixão (PDT)